Sobre a Revista

Foco e Escopo

Normas Gerais para publicação na Revista Práxis Educacional

A Revista Práxis Educacional é um periódico em fluxo contínuo, eletrônico, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros. Seu objetivo central é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes contextos educacionais do Brasil e do exterior. A revista não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos textos.

 

Processo de Avaliação

A avaliação dos manuscritos consistirá em um processo realizado em duas etapas (desk review e double blind review) acorde ao estabelecido nas Diretrizes para Autores.

A primeira etapa, preliminar (desk review), compreende em averiguar, pela Equipe Editorial, se o manuscrito atende às exigências editoriais, com base em critérios de qualidade, tais como:

a) autores com atribuição de indicadores (como por exemplo o índice H-index*);

b) relevância e atualização bibliográfica das referências (revisão bibliográfica a partir do panorama atual em que se encontra o contexto do tema proposto). Não serão aceitos manuscritos que ultrapassem o limite máximo de 30 (trinta) referências, devendo ser respeitados o total máximo de 10% (dez por cento) para citações de autoria própria e o mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de citações devem referir-se a produção científica dos últimos 5 (cinco) anos. À Equipe Editorial, salvo justificativa expressa dos autores (devidamente inseridas na aba Comentários ao Editor) caberá revisar esses limites.

c) se a temática proposta já não se encontra abordada em outros artigos publicados na Revista Práxis Educacional e, se sim, como dialogam entre si;

d) se todos os metadados estão devidamente informados no sistema (vide tutorial de submissão). Seu não preenchimento, preenchimento incompleto ou preenchimento indevido será automaticamente rejeitado em desk review, visto se tratar de atribuições do autor a partir das informações contidas no manuscrito;

Além disso, são verificadas também as adequações ao escopo da revista, quanto aos seus critérios técnicos, a saber:

a) Normas técnicas gerais da revista;

b) Quantidade de autores e sua titulação (pelo menos um autor deve ter título de doutor, os demais doutorando e/ou mestres e/ou doutores);

c) Quantidade de páginas:

- artigos: mínimo 15, excetuando-se o resumo e as referências e no total máximo de 25 laudas, incluindo resumo, referencias e dados dos autores (o que corresponde a aproximadamente 10.000 palavras ou 55.000 caracteres);

- resenhas: entre 03 e no máximo 05 laudas (ou aproximadamente 15.000 caracteres);

- entrevistas: até no máximo 55.000 caracteres;

d) Resumo (no mínimo 100 e no máximo 250 palavras) e palavras-chave (máximo 03) em português, inglês e espanhol.

De acordo a Norma ABNT NBR 6028:

- O resumo deve ressaltar sucintamente o conteúdo de um texto. A ordem e a extensão dos elementos dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. Composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos. Convém usar o verbo na terceira pessoa.

- palavras chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras chave seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos;

OBS: As palavras-chave devem constar no Thesaurus Brasileiro da Educação:

http://pergamum.inep.gov.br/pergamumweb/biblioteca/pesquisa_thesauro.php

e) Correção das referências, rigorosamente de acordo com as normas. Não serão aceitos formatos mistos ou híbridos. Submissões nacionais deverão respeitar a normativa da ABNT para os textos em PT-BR;

f) Dados de autoria tanto no template como no sistema (nome completo, titulação, instituição de atuação profissional [cidade/estado/país], grupo/núcleo de pesquisa a que se vincula, correio eletrônico, ORCiD válido, é dizer, devidamente alimentado), bem como a indicação da contribuição de autoria (veja-se item 1.29 das instruções gerais para publicação https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/about/submissions).

g) Observância atenta e rigorosa das normas da ABNT (ou em APA Style).

Se o texto atende a esta primeira avaliação, será encaminhado aos pareceristas para avaliação às cegas, de seu conteúdo por pares (segunda etapa); caso contrário o autor será notificado de que o manuscrito não atende às normas de qualidade técnicas editoriais.

A segunda etapa (peer-review)  baseia-se no envio do manuscrito a dois pareceristas, ad hoc, externos à revista, selecionados por especialidade e afinidade em relação ao seu conteúdo temático, os quais realizam a "avaliação cega" (double blind review), assegurando anonimato tanto dos autores, como dos avaliadores, em todo o processo avaliativo.

No processo avaliativo, os pareceristas tem acesso aos critérios do parecer técnico, contendo diretrizes de avaliação que os auxiliem na elaboração do parecer. Para que o manuscrito seja aceito nesta etapa, será necessária a dupla aprovação pelos pareceristas, havendo discordância entre pareceres será convocado novo avaliador ad hoc (também às cegas ao processo de avaliação) para a devida concordância de pareceres. Excepcionalmente poderá haver, em caso de necessidade de divergência de pareceres, uma tomada de decisão da equipe editorial, que consistirá em um “parecer de consolidação”.

A fim de garantir a avaliação às cegas do processo, é preciso que os manuscritos sejam encaminhados em 2 (dois) arquivos, cuja verificação é feita na primeira etapa (desk review):  

- arquivo no devido template, em extensão .doc ou docx (padrão MS Word para Windows), com identificação de autoria (desde que não ultrapasse 2MB);

- arquivo no devido template, em extensão .doc ou docx (padrão MS Word para Windows), sem identificação de autoria (desde que não ultrapasse 2MB);

Recomenda-se que nos arquivos sem identificação sejam realizadas as ações de remoção de dados do autor nas propriedades do arquivo (No MS Word > Propriedades do documento, opção do menu “Arquivo” ou da ferramenta “Preferências do documento”, opção “remover informações pessoais ao salvar o arquivo). Caso seja possível verificar a identificação de autoria em alguns desses arquivos, automaticamente se procederá a rejeição do manuscrito no sistema.

Ao final de cada ano é publicado o nome de todos os pareceristas ad hoc que contribuíram na avaliação dos manuscritos.

*(https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=Clipping&view=pnewsclipping&cid=970&mn=0

Periodicidade

A partir de 2022 a revista será de publicação em fluxo contínuo, com publicação mensal de artigos/resenhas aprovados.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Autorização para publicação de trabalhos

Autores que publicam nesta revista concordam com os termos a seguir e deverão apresentar a autorização de publicação, bem como a declaração de originalidade (com seus respectivos documentos) do manuscrito:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC BY-SA 4.0, permitindo compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adpatar (remixar, transformar e criar, a partir do material, para qualquer fim, mesmo que comercial. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Política de Detecção de Plágio

A revista utiliza software para a detecção de plágios nos manuscritos submetidos à avaliação.