PESQUISA QUANTITATIVA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5637

Palavras-chave:

Amostra nacional, Quantitativo, Questionários

Resumo

A realização de pesquisas em larga escala na área da educação requer acesso a uma grande produção de dados, que envolve a participação de muitos sujeitos colaboradores. Considerando-se as dimensões geográficas do Brasil, com suas particularidades regionais, é imprescindível uma logística eficiente para a execução exitosa do estudo. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as experiências com pesquisas de cunho quantitativo e de larga escala no âmbito do ensino de ciências, caracterizando aspectos teórico-metodológicos, alguns desafios e as possibilidades de investigação ao se obter dados de representatividade nacional. Os resultados apontam que, ao delinear uma pesquisa com essas características, o trabalho colaborativo deve se fazer presente, a fim de possibilitar a integração e discussão entre todos os sujeitos envolvidos na pesquisa. Além disso, é preciso considerar as especificidades das escolas e da universidade, de modo que ambas as instituições dialoguem e ocupem o lugar de formadoras durante o processo de obtenção e tratamento dos dados da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graciela da Silva Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Instituto de Biociências, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Campus de Cuiabá – MT.

Ana Paula Zampieri Silva de Pietri, Associação Cidade Escola Aprendiz - Brasil

Doutora em Biologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Gestora de Projetos Pedagógicos em Educação Integral – Associação Cidade Escola Aprendiz (Centro de Referências em Educação Integral). São Paulo – SP.

Nelio Bizzo, Universidade de São Paulo - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin), da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e do Projeto Temático BIOTA/Fapesp-Educação (2018-2023), que articula cinco instituições acadêmicas (USP, UFABC, UNIFESP, USCS e Instituto Butantan).

Downloads

Publicado

2019-09-17

Como Citar

OLIVEIRA, G. da S.; SILVA DE PIETRI, A. P. Z.; BIZZO, N. PESQUISA QUANTITATIVA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 526-541, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5637. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5637. Acesso em: 22 jan. 2025.