CURRÍCULO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

Resumo





Reconhecendo a importância que as instituições escolares possuem neste tempo histórico e na sociedade moderna, o presente trabalho visa discutir a questão curricular na perspectiva da produção de subjetividades através do governamento da infância. Frente a isso, as políticas de currículo exigem reflexões e questionamentos sobre o significado de escola e de educação que se pretende construir. O currículo, enquanto elemento central e estruturante da função escolar, é um território rico em disputas e poder. Para tanto, o trabalho busca dialogar com os postulados do autor Michel Foucault partindo de conceitos como “governamentalidade” que caminha no sentido do governo dos outros; como o processo de “disciplinamento” exercido pelos currículos e o conceito de “cuidado de si” como possibilidade para a formação docente. Ainda serão abordadas as contribuições das autoras Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo no que se refere às “teorias de currículo”.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-Doutora em Políticas de Educação Superior na América Latina pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Argentina; Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris; Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES) da UFF e Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2003.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora e Supervisora da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), lotada no setor da Coordenação Especial de Supervisão Educacional (COESE), responsável por autorizar, credenciar, acompanhar e avaliar a oferta de educação infantil, pública e privada no município de Niterói. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES) da UFF.

Publicado
2019-07-01
Como Citar
DE PAULA, Maria de Fátima Costa; EVANGELISTA, Marcia Nico. CURRÍCULO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 186-207, jul. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5282>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5282.