FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: AVANÇOS E DILEMAS NA VISÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS

Resumo

O objetivo deste texto é trazer algumas considerações a respeito dos avanços e dilemas na formação continuada docente das escolas públicas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. A formação docente em serviço é dinamizada pelo coordenador pedagógico. Por isso este artigo apresenta um recorte de duas pesquisas qualitativas realizadas com coordenadores pedagógicos (OLIVEIRA, 2009; 2015) que relataram os percursos de formação continuada feita junto aos professores. Considerando os desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos e as estratégias por eles utilizadas para promover a formação continuada docente, trazemos os seguintes questionamentos: Como é desenvolvido o processo de formação docente na escola nos moldes das atuais políticas educacionais? Qual é o papel do coordenador pedagógico nesta formação? Quais são os dilemas enfrentados pelos coordenadores no cotidiano escolar? Freire (2002) defende a reflexão constante sobre a prática e, junto com o educando, buscar a construção do conhecimento; Tardif (2014) afirma que os “saberes sociais” são construídos no coletivo docente. Os dados revelaram que os coordenadores buscam diferentes estratégias para promover a formação continuada docente: dinâmicas, “trocas de experiências”, leitura de textos, reflexões coletivas. Porém, eles revelaram que a falta de professores e o absenteísmo são fatores comuns na escola e que dificultam não só os professores de participarem de reuniões coletivas, como ao coordenador de estar sempre presente nos encontros de formação continuada docente. Ponderamos que o desinvestimento do Estado e a predominância de indicadores performáticos nas políticas da Secretaria Municipal de Educação (SME) são apontados como responsáveis pela fragilidade da formação continuada dos professores na escola.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Educação Brasileira pela PUC-Rio; Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Geografia em escola pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro

Publicado
2019-08-26
Como Citar
DE OLIVEIRA, Jane Cordeiro. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: AVANÇOS E DILEMAS NA VISÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 13-31, ago. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5459>. Acesso em: 19 nov. 2019.