PROBLEMAS DE ESCOLARIZAÇÃO, MEDICALIZAÇÃO E DOCÊNCIA: OUTROS OLHARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5861

Palavras-chave:

Formação de professores, Medicalização da educação, Problemas de escolarização

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com vinte docentes de duas instituições federais de ensino, objetivando compreender percepções acerca dos problemas de escolarização que, além de atravessarem toda uma prática pedagógica, também são marcados pela habitual visão medicalizante do hegemônico poder-saber médico. Junto a tais professores, buscamos também conhecer possíveis soluções, por eles apontadas, para as dificuldades encontradas no cotidiano, ainda que não se sintam preparados para lidar com situações não abordadas em suas formações. Ao final, ponderamos sobre a necessidade de um olhar mais empático sobre o educador, a fim de que o mesmo consiga lidar com os desafios que surgem na rotina escolar, apoiando-se no coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Fochi Nogueira Insfran, Universidade Federal Fluminense - Brasil

Pós Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, UFRJ; Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF/ INFES), campus Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil; Professora do Programa de Pós- Graduação em Ensino (PPGEn/ INFES/ UFF); Membro do Núcleo de Estudos Interseccionais em Psicologia e Educação (NEIPE/ UFF).

Ana Guimarães Corrêa Ramos Muniz, Instituto Federal Fluminense - Brasil

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/ INFES/ UFF); Professora do Instituto Federal Fluminense, campus Bom Jesus de Itabapoana, Rio de Janeiro, Brasil; Membro do Núcleo de Estudos Interseccionais em Psicologia e Educação (NEIPE/ UFF).

Gleiciene Gomes de Araujo, Universidade Federal Fluminense - Brasil

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/INFES/UFF); Técnica Administrativa da Universidade Federal Fluminense, campus Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil; Membro do Núcleo de Estudos Interseccionais em Psicologia e Educação (NEIPE/ UFF).

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

NOGUEIRA INSFRAN, F. F.; RAMOS MUNIZ, A. G. C.; DE ARAUJO, G. G. PROBLEMAS DE ESCOLARIZAÇÃO, MEDICALIZAÇÃO E DOCÊNCIA: OUTROS OLHARES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 84-107, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5861. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5861. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático