A escola em tempo integral: a face minimalista da política educacional brasileira

Autores

  • Edna Bertoldo

Palavras-chave:

Escola em tempo integral, Estado, Política educacional brasileira

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em refletir a escola em tempo integral no contexto da atual política educacional brasileira, que tem como centralidade o combate à pobreza, dando ênfase ao atual papel do Estado no sistema do capital. Com base em pesquisa teórica e análise documental, procura investigar em que medida a crescente implantação de escolas em tempo integral sinaliza avanços no Estado capitalista. O ponto de partida é a análise dos equívocos comumente feitos entre escola em tempo integral e formação integral e, em seguida, analisa o significado de escola em tempo integral e seu surgimento no Brasil, finalizando com a reflexão sobre o papel do Estado no sistema do capital, a partir dos fundamentos em Marx e Mészáros.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

BERTOLDO, E. A escola em tempo integral: a face minimalista da política educacional brasileira. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 20, p. 147-163, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/843. Acesso em: 26 abr. 2024.