Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Sobre la revista
Equipo editorial
Actual
Archivos
Envíos
Indexadores
Contacto
Buscar
Ediciones UESB
Portal de Periódicos UESB
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 4 Núm. 11 (2023): jan./dez.
Vol. 4 Núm. 11 (2023): jan./dez.
Publicado:
2023-09-11
Dossiê Temático
Apresentação do dossiê temático: A (re)construção da educação química na valorização da democracia e na defesa do meio ambiente
Michele Marcelo Silva Bortolai, Carolina Queiroz Santana, Thiago Santos Guimarães, Amenson Trindade Gomes
1-3
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14179
Artigos
Entrevista interativa: um ensaio para desenhar o instrumento
Lúcia Gracia Ferreira, Marta de Souza França
1-20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14253
Rememorando e ressignificando a docência universitária: relato de experiência debutante
Isabela Pereira de Jesus, Jane Cleia Guimarães Cantil, Márcia Mineiro
1-16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14197
Pesquisas na área de Educação sobre a influência do Escola Sem Partido nos Planos Municipais de Educação
Hilheno Oliveira Miranda, Ennia Débora Passos Braga Pires, Soane Santos Silva
1-21
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13606
FUE UN GRAN PROFESIONAL PERO YA ESTÁ JUBILADO: SE ESCUCHAN SUS VOCES
Milagros Elena Rodriguez
1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12693
A abordagem didática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: suas faces e interfaces no processo
Gabriela da Silva Melo, Maria Eurácia Barreto de Andrade
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11594
A importância da residência pedagógica na formação do futuro professor: prática e interdisciplinaridade
Larissa Santos Serra, Rafael de Jesus Santos, Paulo Roberto Nunes, Assicleide Silva Brito
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14064
O prazer de experienciar a residência pedagógica em um subprojeto interdisciplinar
Lara Gabriela Lima Barretto, Assicleide Silva Brito, Carolina de Oliveira Cerqueira Lima
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14063
A Importância da experimentação na introdução à temática de soluções
Ana Vitória Barbosa Neves, Albérico Lemos Camargo Neto, Luiz Filipe Santana de Souza, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Félix de Carvalho Lima
1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14061
A química dos agrotóxicos: uma proposta didática para o ensino médio com enfoque na abordagem CTS
Alania da silva Santos, Quézia Ramos Pereira, Neila santos dos Anjos, Wanderson Farias da Silva Alves, Rosemeire Barauna Meira de Araujo
1-9
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14060
Contribuições do Estágio Supervisionado em Química para a formação docente: relato de experiência no pós-pandemia
João Vitor Neves, Elisa Prestes Massena
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14058
Distribuição eletrônica descomplicada: aprendendo brincando
Veronica Menezes, Beatriz Aguiar e Silva Pereira, Clara Beatriz Silva Ferreira, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14057
Resgate da Cultura Local da Produção de Farinha em Nazaré-Bahia: possibilidades no ensino de química
Lilian Moreira Pereira dos Santos, Jadson Borges Santos, Rafael Moreira Siqueira
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14055
Quiz químico, uma introdução aos conteúdos de química de modo contextualizado para alunos do ensino médio
Grazielen Souza Das Virgens, Jamille Santos da Luz, Iviny Thalia Silva Queiroz, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14052
O ensino de fórmulas, equações e reações químicas: elaborando um dicionário químico
Natália Alves Gomes da Silva, Ester Costa Silva, Francisco Carneiro Lima, Rosilene Ventura de Souza
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14049
Concepções dos alunos da terceira série sobre a química e o cientista: um estudo qualitativo
Sayonara de Araújo Mota, Beatriz dos Santos Santana, Olívia Maria Bastos Costa
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14048
A química da bebida alcoólica: um estudo de caso
Daniel de Oliveira Silva, Joaci Pereira da Costa filho, Indman Ruana Lima Queiroz, Michele Coelho Lima
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14047
Cadê a termoquímica que estava aqui? Análise do conteúdo de Termoquímica em uma coleção de livros didáticos
Juliana Vilas Bôas Costa Dias, Hellen Christina Araujo Dourado, Rafael Moreira Siqueira
1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14045
Os caminhos do Arandu até o Kimistari: relações étnico-raciais no ensino de química através de oficinas temáticas
Ketila Kaliane Bacelar Brito Lopes, Maise Ribeiro Araujo, Franciellen Rodrigues da Silva Costa
1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14041
Perspectivas dos estudantes de uma escola em Feira de Santana acerca do experimento prático sobre polímeros
Dominique Paz de Andrade Pires, Edmilson Alves da Silva, Marcelo Alves Lima Junior, Assicleide Silva Brito
1-12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14040
O papel da contextualização em química no curso de formação de engenheiros mecânicos: uma análise do monitor
Rafael Rocha Teixeira, Rosilene Ventura de Souza, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
1-12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14038
Trilhando com a termoquímica: explorando o potencial da experimentação e do lúdico nas aulas de estágio supervisionado
Manuella Sena da Mota, Rafael Rocha Teixeira, Indman Ruana Lima Queiroz
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14036
Formação de professores e educação escolar quilombola no ensino de ciências: uma revisão das teses e dissertações
Marcelo Alves Lima Junior, Paloma Nascimento dos Santos
1-12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14035
Afrofuturismo e ciências: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais e internacionais (2008 - 2023)
Allana Sobrinho dos Santos, Paloma Nascimento dos Santos
1-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14033
A experiência da aplicação do estudo de caso no olhar dos pibidianos
Ana Carolina Farias Pereira Silva, Amanda Santos Melo, Indman Ruana Lima
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14032
Despigmentação do xarope: uma proposta experimental inventiva
Silvio Luiz de Souza Silva, Fernanda Silva Santos, Yngrid Gisellen de Freitas Ribeiro, Rafaela dos Santos Lima
1-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14030
Ensino do conceito de orbital atômico: algumas reflexões
Márcio Matos Lima
1-12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14028
O podcast Farmei! na formação inicial docente: contribuições para abordagem humanizada dos espaços não-formais
Paloma Ribeiro Bezerra, Mayara Soares de Melo
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14025
Análise de uma sequência didática em equilíbrio ácido-base no 2o ano do ensino médio
Juliane Santos de Melo, Alexandre Mascarenhas Miranda, manda Paixão de Jesus, Ester Nascimento Santos, José Vieira do Nascimento Júnior
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14023
Resíduos domésticos e a poluição do Rio Catu: uma proposta didática para o ensino de química
Silmaria Coelho dos Santos, Helenira Lúcia Oliveira Gonçalve, Juliana Catulino de Santana Costa, Wanderson Farias da Silva Alves, Rosemeire Baraúna Meira de Araújo
1-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14020
Estudos de caso para a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de química
Jucimara de Jesus Santos dos Santos, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral
1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14018
Luminescência como elemento de intercontextualidade no ensino de química: uma experiência no PIBID
Brunielle Santos de Jesus, Márcio Santos de Santana Filho, Eliane Teixeira Souza, Siméia dos Santos Cerqueira
1-12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14013
Química forense: uma proposta para construção de oficinas didáticas para o ensino médio
Gilvania Santos de Oliveira, Júlia Ellen Barboza das Virgens, Luis Felipe Santana Aguiar, Siméia dos Santos Cerqueira
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14012
O analfabetismo científico como problema social no Brasil
Taís da Silva Meira, Alcione Torres Ribeiro
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14004
Pensando em raça na BNCC: uma análise marxista da colonialidade do saber no currículo de química no ensino médio
Alan Cerqueira, Rafael Moreira Siqueira
1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14002
Desempenho acadêmico e o sono: um estudo com licenciandos do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB
Eduardo dos Santos Argolo, Cristiane dos Santos Bispo, Creuza Souza Silva
1-12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14001
Química orgânica: um estudo de caso voltada ao amadurecimento de frutas
Gabriel Oliveira de Souza, Yan Teixeira dos Santos Cardoso, Michelle Coelho Lima, Luiza Renata Félix de Carvalho Lima, Indman Ruana Lima Queiroz
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13985
As reformas educacionais atuais e suas contradições com a concepção de formação de professor do IQ-UFBA
Fernanda Welter Adams, Edilson Fortuna de Moradillo
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13968
A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química
Vinícius Silva dos Santos, Rosemeire Baraúna Meira de Araújo, Rosely Souza Rabelo Chaves
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14054
Ensaios Teóricos
História das mulheres na Educação Infantil: possibilidades didáticas a partir da obra “Frida Kahlo”
Elenice de Paula
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13607
A formação continuada de professoras: a relação teoria e prática nos processos de ensino na Educação Infanti
Fernanda Soares Pedreira Andrade da Cruz, Sabrina Torres Gomes, Djeissom Silva Ribeiro
1-26
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13022
Resenhas
Discussões em torno do fenômeno educacional: debates contemporâneos, políticas e práticas
Mariana Aguiar Manenti, Hortência Pessoa Pereira
1-6
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14252
DOI
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
Qualis
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Número actual