PRÁTICAS DIALÓGICAS E HUMANIZADORAS NO ENSINO REMOTO
UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10716Palavras-chave:
Ensino Remoto; Prática Pedagógica; Paulo Freire; Produção Textual; TecnologiasResumo
Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta a análise de uma experiência docente no contexto do ensino remoto como solução emergencial e provisória apresentada para os impactos causados pela pandemia da Covid-19. O lócus da pesquisa foi um Centro de Formação de Professores, no âmbito do componente curricular Oficina de Produção de Textos. O objetivo é partilhar uma experiência didático-pedagógica, mediada pelas tecnologias digitais, enfatizando as possibilidades de efetivação das práticas recomendadas por Paulo Freire na obra “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Através da observação participante nas atividades empreendidas no decorrer do semestre, bem como dos dados produzidos sobre as dificuldades e impressões dos estudantes sobre o trabalho realizado na disciplina, foi possível desvelar que a abordagem dialógica e humanizada contribui para aprendizagens potentes. Além disso, os resultados proporcionaram a compreensão de que as experiências no Ensino Remoto instituíram copiosas possibilidades de ensinar, estudar e aprender numa práxis ancorada na educação online.
Downloads
Referências
AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em Educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. Parábola Ed., 2003.
ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. Ensino de produção textual. In: COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza. Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. São Paulo: Contexto, 2016.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação da pesquisa. Um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. R.; STRECK. Danilo Romeu. Pesquisa Participante: O Saber da Partilha. 2ªed. Aparecida SP: Ideias & Letras, 2006.
CETIC.BR - CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Pesquisa on-line com usuários de Internet no Brasil. 4ª Edição: Cultura, Comércio Eletrônico, Serviços Públicos on-Line, Telessaúde, Ensino Remoto e Teletrabalho. Painel TIC COVID-19. 2022. Disponível em: <https://cetic.br/pt/pesquisa/tic-covid-19/publicacoes/> Acesso em: 15 abr. 2022.
BRASIL. MEC. Portaria 544, de 16 de junho de 2020. Disponível em <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho--de-2020-261924872> Acesso em: 10 abr. 2022.
FERREIRA, Lucia Gracia.; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista de Letras, v. 13, n. 1, 2021. DOI: 10.22481/folio.v13i1.9070. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/9070. Acesso em: 21 abr. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos,
resenhas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MOTTA ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho docente em tempos de pandemia. Belo Horizonte: Relatório Técnico, GESTRADO/UFMG, 2020
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
PINHEIRO, Petrilson. Produção textual em contexto de ensino superior: rediscutindo perspectivas e procedimentos de ensino-aprendizagem. Revista Alfa, São Paulo, v.62, n.2, p.325-343, 2018. Disponível em: http://doi.org/10.1590/1981-5794-1807-4. Acesso em 14 mar 2022
PRETTO, Nelson De Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira; SENA, Ivana Paula Freitas de Sousa. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do Autor, 2020.
SAUL, Ana. Uma prática docente inspirada no “jeito de ser docente” de Paulo Freire
SILVA. Ana Márcia Martins da. O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita. Revista Navegações, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 112-120, jul.-dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15448/1983-4276.2017.2.29787. Acesso em 21 mar 2022
SPINILLO, Alina Galvão e CORREA, Jane. A revisão textual na perspectiva de professoras do ensino fundamental. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 62, p. 107-123, out/dez. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.48024>. Acesso em 21 mar 2022
SAUL, Ana Maria. Uma prática docente inspirada no “jeito de ser docente” de Paulo Freire. Rizoma freireano, n. 12, 2012.
VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: fundamentos. v. 1. São Paulo: Parábola, 2019, 126 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.