EFEITOS DE SENTIDO EM TEXTOS SOBRE MATERNIDADE E FECHAMENTO DAS ESCOLAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11509

Keywords:

Discurso; Interdiscurso; Maternidade.

Abstract

This paper aims to analyze the effects of senses produced about motherhood in the context of school closures due to the Covid-19 pandemic in journalistic texts of wide circulation. The research is based on the theoretical assumptions of Discourse Analysis. Specifically, we mobilize the notions of discourse, meaning, silence, interdiscourse, and discursive memory. The corpus consists of excerpts from five texts published in the following newspapers and news portals: BBC News in São Paulo, Brasil de Fato, Carta Capital, El País, and UOL in 2020. The results point to (i) a discursive regularity about roles historically discursive for men and women; (ii) an introduction of paraphrases that consolidate the naturalization of gender inequality and maternal overload and (iii) meaning effects of an intrinsic relationship between the functioning of schools and the economy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Maria dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XXI. Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Adriana Santos Batista, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Letras: Filologia e Língua Portuguesa (2016) pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Estudos sobre Texto e Enunciação (GETEn) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (Geppep).

References

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Edufscar, 2009.

DELA SILVA, Silmara Cristina. (Des)Construindo o acontecimento jornalístico: por uma análise discursiva dos dizeres sobre o sujeito na mídia. In: FLORES, Giovanna Benedetto.; GALLO, Solange Maria Leda; NECKEL, Nádia Régia Maffi; LAGAZZI, Suzy; FONTANA, Mônica. (Orgs.). Análise de Discurso em rede: Cultura e Mí­dia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

FERNANDES, Carolina; VINHAS Luciana Iost. Da maquinaria ao dispositivo teórico analítico: a problemática dos procedimentos metodológicos da Análise do Discurso. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 19, n. 1, p. 133-151, jan./abr. 2019

GALVANI, Giovana. Falta de rede de apoio, emprego e escola marca a maternidade na quarentena. Carta Capital. 27, dez., 2020. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/sociedade/falta-de-rede-de-apoio-emprego-e-escola-marca-a-maternidade-na-quarentena/. Acesso em 01 fev. 2021.

IDOETA, Paula Adamo. As mães demitidas durante a pandemia: "Tentei conciliar trabalho com meu bebê, mas perdi o emprego". BBC News Brasil. 05, out. 2020. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54329694. Acesso em 01 fev. 2021.

INDURSKY, Freda. A memória na cena do discurso. In.: INDURKY, Freda, MTTMAN, Solange e FERREIRA, Maria Cristina Leandro (Orgs.) Memória e história na/da análise do discurso. Campinas –SP: Mercado das Letras, 2011, p. 67-89.

LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. O caráter singular da língua na análise do discurso. Revista Organon: Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 17, n. 35, 2003.

MENGUE, Priscila. Mães relatam dificuldades por volta ao trabalho com filhos fora da escola. UOL (Estadão conteúdo). 06, jul, 2020. Disponível em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/07/06/a-dura-retomada-com-filhos-e-sem-aulas.htm. Acesso em 01 fev. 2021.

OLIVEIRA, Anita Loureiro de. A espacialidade aberta e relacional do lar: a arte de conciliar maternidade, trabalho doméstico e remoto na pandemia da COVID-19. Revista Tamoios, 16(1), 2020. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50448. Acesso em 15 jan. 2021.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12ª edição. Campinas - SP: Pontes, [1999] 2015.

______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento, Tradução: Eni Puccinelli Orlandi. 7ª edição. Campinas: Pontes Editores, [1983] 2015.

_______. Recortar ou segmentar? In: Linguística: Questões e Controvérsias. Série Estudos. Uberaba: Faculdades Integradas de Uberaba, 1984. p. 09-26

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5ª edição. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, [1975] 2014.

______. Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. In. GADET; Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas – SP: Editora da UNICAMP, [1990], 2014.

PÊCHEUX, Michel; GADET, Françoise. A língua inatingível. In.: Pêcheux, Michel. Análise de discurso. Textos escolhidos por Eni Puccinelli Orlandi. 2 ed. Campinas: Pontes, 2011.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da diferença. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 2 (2), p. 7-33, 2. sem. 1990.

RODRIGUES, Natália Queiroz Cabral. Trabalho feminino em tempos de pandemia. Revista do Tribunal Regional do Trabalho. 10ª Região. Brasília, v. 24, n. 1, 2020. Disponível em: https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/394/317. Acesso em 26 jan. 2021.

ROSSI, Marina. Retomada econômica ignora mães que precisam ir ao trabalho e não terão escolas para deixar os filhos. El País. 04, jun. 2020. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-04/retomada-economica-ignora-maes-que-precisam-ir-ao-trabalho-e-nao-terao-escolas-para-deixar-os-filhos.html. Acesso em 01 fev. 2021.

VASCONCELOS, Júlia. Mães com crianças em casa vivem o dilema de conciliar cuidados com filhos e trabalho. Brasil de fato. 09, out., 2020. Disponível em https://www.brasildefato.com.br/2020/10/09/maes-com-criancas-em-casa-vivem-o-dilema-de-conciliar-cuidados-com-filhos-e-trabalho. Acesso em 01 fev. 2021.

Published

2023-05-05

How to Cite

Pereira, A. M. dos S., & Batista, A. S. (2023). EFEITOS DE SENTIDO EM TEXTOS SOBRE MATERNIDADE E FECHAMENTO DAS ESCOLAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11509