EFEITOS DE SENTIDO EM TEXTOS SOBRE MATERNIDADE E FECHAMENTO DAS ESCOLAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11509

Palavras-chave:

Discurso; Interdiscurso; Maternidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os efeitos de sentido produzidos sobre a maternidade, no contexto de fechamento das escolas devido à pandemia da Covid-19, em textos jornalísticos de grande circulação. A pesquisa tem por base os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, especificamente, mobilizamos as noções de discurso, sentido, silenciamento, interdiscurso e memória discursiva. O corpus é constituído de trechos de cinco textos publicados nos seguintes jornais e portais de notícias: BBC News em São Paulo, Brasil de Fato, Carta Capital, El País e UOL em 2020. Os resultados apontam para (i) uma regularidade discursiva acerca de papeis historicamente discursivizados para o homem e para a mulher; (ii) uma instauração de paráfrases que sedimentam a naturalização da desigualdade de gênero e da sobrecarga materna e (iii) efeitos de sentido de uma relação intrínseca entre o funcionamento das escolas e a economia.

 

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Biografia do Autor

Aline Maria dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XXI. Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Adriana Santos Batista, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Letras: Filologia e Língua Portuguesa (2016) pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Estudos sobre Texto e Enunciação (GETEn) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (Geppep).

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Pereira, A. M. dos S., & Batista, A. S. (2023). EFEITOS DE SENTIDO EM TEXTOS SOBRE MATERNIDADE E FECHAMENTO DAS ESCOLAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11509