EFEITOS DE SENTIDO EM TEXTOS SOBRE MATERNIDADE E FECHAMENTO DAS ESCOLAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11509Palabras clave:
Discurso; Interdiscurso; Maternidade.Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar os efeitos de sentido produzidos sobre a maternidade, no contexto de fechamento das escolas devido à pandemia da Covid-19, em textos jornalísticos de grande circulação. A pesquisa tem por base os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, especificamente, mobilizamos as noções de discurso, sentido, silenciamento, interdiscurso e memória discursiva. O corpus é constituído de trechos de cinco textos publicados nos seguintes jornais e portais de notícias: BBC News em São Paulo, Brasil de Fato, Carta Capital, El País e UOL em 2020. Os resultados apontam para (i) uma regularidade discursiva acerca de papeis historicamente discursivizados para o homem e para a mulher; (ii) uma instauração de paráfrases que sedimentam a naturalização da desigualdade de gênero e da sobrecarga materna e (iii) efeitos de sentido de uma relação intrínseca entre o funcionamento das escolas e a economia.
Descargas
Citas
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Edufscar, 2009.
DELA SILVA, Silmara Cristina. (Des)Construindo o acontecimento jornalístico: por uma análise discursiva dos dizeres sobre o sujeito na mídia. In: FLORES, Giovanna Benedetto.; GALLO, Solange Maria Leda; NECKEL, Nádia Régia Maffi; LAGAZZI, Suzy; FONTANA, Mônica. (Orgs.). Análise de Discurso em rede: Cultura e Mídia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
FERNANDES, Carolina; VINHAS Luciana Iost. Da maquinaria ao dispositivo teórico analítico: a problemática dos procedimentos metodológicos da Análise do Discurso. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 19, n. 1, p. 133-151, jan./abr. 2019
GALVANI, Giovana. Falta de rede de apoio, emprego e escola marca a maternidade na quarentena. Carta Capital. 27, dez., 2020. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/sociedade/falta-de-rede-de-apoio-emprego-e-escola-marca-a-maternidade-na-quarentena/. Acesso em 01 fev. 2021.
IDOETA, Paula Adamo. As mães demitidas durante a pandemia: "Tentei conciliar trabalho com meu bebê, mas perdi o emprego". BBC News Brasil. 05, out. 2020. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54329694. Acesso em 01 fev. 2021.
INDURSKY, Freda. A memória na cena do discurso. In.: INDURKY, Freda, MTTMAN, Solange e FERREIRA, Maria Cristina Leandro (Orgs.) Memória e história na/da análise do discurso. Campinas –SP: Mercado das Letras, 2011, p. 67-89.
LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. O caráter singular da língua na análise do discurso. Revista Organon: Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 17, n. 35, 2003.
MENGUE, Priscila. Mães relatam dificuldades por volta ao trabalho com filhos fora da escola. UOL (Estadão conteúdo). 06, jul, 2020. Disponível em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/07/06/a-dura-retomada-com-filhos-e-sem-aulas.htm. Acesso em 01 fev. 2021.
OLIVEIRA, Anita Loureiro de. A espacialidade aberta e relacional do lar: a arte de conciliar maternidade, trabalho doméstico e remoto na pandemia da COVID-19. Revista Tamoios, 16(1), 2020. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50448. Acesso em 15 jan. 2021.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12ª edição. Campinas - SP: Pontes, [1999] 2015.
______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
PÊCHEUX, Michel. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento, Tradução: Eni Puccinelli Orlandi. 7ª edição. Campinas: Pontes Editores, [1983] 2015.
_______. Recortar ou segmentar? In: Linguística: Questões e Controvérsias. Série Estudos. Uberaba: Faculdades Integradas de Uberaba, 1984. p. 09-26
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5ª edição. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, [1975] 2014.
______. Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. In. GADET; Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas – SP: Editora da UNICAMP, [1990], 2014.
PÊCHEUX, Michel; GADET, Françoise. A língua inatingível. In.: Pêcheux, Michel. Análise de discurso. Textos escolhidos por Eni Puccinelli Orlandi. 2 ed. Campinas: Pontes, 2011.
PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da diferença. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 2 (2), p. 7-33, 2. sem. 1990.
RODRIGUES, Natália Queiroz Cabral. Trabalho feminino em tempos de pandemia. Revista do Tribunal Regional do Trabalho. 10ª Região. Brasília, v. 24, n. 1, 2020. Disponível em: https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/394/317. Acesso em 26 jan. 2021.
ROSSI, Marina. Retomada econômica ignora mães que precisam ir ao trabalho e não terão escolas para deixar os filhos. El País. 04, jun. 2020. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-04/retomada-economica-ignora-maes-que-precisam-ir-ao-trabalho-e-nao-terao-escolas-para-deixar-os-filhos.html. Acesso em 01 fev. 2021.
VASCONCELOS, Júlia. Mães com crianças em casa vivem o dilema de conciliar cuidados com filhos e trabalho. Brasil de fato. 09, out., 2020. Disponível em https://www.brasildefato.com.br/2020/10/09/maes-com-criancas-em-casa-vivem-o-dilema-de-conciliar-cuidados-com-filhos-e-trabalho. Acesso em 01 fev. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 fólio - Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.