O TRABALHO DOCENTE EM TEXTO DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA

REGRAS IMPLÍCITAS DA VOZ DO MÉTIER

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8351

Keywords:

Activity Clinic, Discourse analysis, Implicit evaluations, Instruction to the double, Teaching work

Abstract

In this article, we aim to analyze the implicit evaluations, that is, the implicit rules of the teaching profession, conveyed by métier voice, identified in an instruction to the double of a basic education language teacher. We adopt the Activity Ergonomics (FERREIRA, 2008; GUÉRIN et al., 2001; AMIGUES, 2004) and Activity Clinic (FAÏTA, 2004; CLOT, 2007, 2010, 2014, 2017) theoretical-methodological assumptions and we base our analyses in French discourse analysis (MAINGUENEAU, 1997a, 1997b, 2011). As main results, we identify convictions and ways of doing the work in specific situations; practical and routine aspects that, as well as those considered “more theoretical”, are directly linked to the effectiveness in the organization of an environment that favors students learning and capacities development related to specific contents. Taking into account these implicit evaluations can be a way of placing teaching experience and language on teaching work at the center of training processes.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Soelene de Fátima Brovoski Modolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestra em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. Atua como voluntária no Projeto de Extensão Inglês para crianças e idosos do Programa de Extensão Parceria Universidade-Escola, do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da referida instituição.

Siderlene Muniz-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Professora-pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Dois Vizinhos, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras do campus de Pato Branco.

References

AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 35-53.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

BONNEFOND, Jean-Yves. Le conflit de critères sur la qualité du travail est distribué. In: BONNEFOND, Jean-Yves (Org.). Agir sur la qualité du travail: L’expérience de Renault Flins. Collection: Clinique du travail, Éditeur: ERES, 2019. p.155-172.

BRONCKART, Jean-Paul; MACHADO, Anna Rachel. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 131-163.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Tradução Adail Sobral. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

_____. Trabalho e poder de agir. Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira e Marlene Machado Zica Vianna. 1. ed. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

______. Gêneros e estilos profissionais. Laboreal, Porto, v. 10, n. 1, p. 95-97, jul. 2014.

______. Clínica da Atividade. Horizontes, Itatiba, v. 35, n. 3, p. 18-22, set./dez. 2017.

FAÏTA, Daniel. Gêneros de discurso, gêneros de atividade, análise da atividade do professor. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 58-80.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014.

FERREIRA, Mário Cesar. A ergonomia da atividade se interessa pela qualidade de vida no trabalho? Reflexões empíricas e teóricas. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v.11, n.1, p. 83-99, jun. 2008.

GUÉRIN, François et al. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. Tradução de L. Sznelwar et al. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

LOUSADA, Eliane Gouvêa. A emergência da voz do métier em textos sobre o trabalho do professor. In: MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; FERREIRA, Anise A. D’Orange (Org.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 61-96.

MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. São Paulo: Contexto, 2004.

MAGALHÃES, E. M. Autoconfrontação Simples (ACS): um instrumento a serviço da formação profissional de futuros professores de francês como língua estrangeira (FLE). 2014. 232 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso.

Tradução Freda Indursky. 3. ed. Campinas: Pontes, 1997a.

______. Os termos-chave da análise do discurso. 1. ed. Lisboa: Gradiva,

b.

______. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MAZZILLO, Tânia. O trabalho do professor de língua estrangeira representado e avaliado em diários de aprendizagem. 2006. 189 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006.

MEDRADO, Betânia Passos. Tornando-se professor: a compreensão de graduandos em letras sobre a atividade educacional. In: MEDRADO, Betânia Passos; REICHMANN, Carla Lynn (Org.). Projetos e práticas na formação de professores de língua inglesa. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017. p. 159 - 179.

AUTOR, Gênero de atividade docente: estilos e sentidos no trabalho do professor em sala de aula, no prelo.

MORAES, Rozania Maria Alves de; MAGALHÃES, Elisandra Maria. Abordagem clínica na análise da atividade docente: uma via unindo pesquisa, intervenção e formação. Horizontes, Itatiba, v. 35, n. 3, p. 105-120, set./dez. 2017.

AUTOR, 2014.

NOUROUDINE, Abdallah. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Pérez de; FAÏTA, Daniel (Org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. Tradução Ines Polegatto, Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-30.

PRETI, Dino (Org.). O discurso oral culto. 2. ed. São Paulo: Humanistas

Publicações – FFLCH/USP, 1999.

VASCONCELOS, Ricardo; LACOMBLEZ, Marianne. Redescubramo-nos na sua experiência: o desafio que nos lança Ivar Oddone. Laboreal, Porto, v. 1, n. 1, p. 1-26, dez. 2005.

Published

2021-07-31

How to Cite

Modolo, S. de F. B., & Muniz-Oliveira, S. (2021). O TRABALHO DOCENTE EM TEXTO DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA: REGRAS IMPLÍCITAS DA VOZ DO MÉTIER. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8351

Issue

Section

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados