O TRABALHO DOCENTE EM TEXTO DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA
REGRAS IMPLÍCITAS DA VOZ DO MÉTIER
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8351Palavras-chave:
Análise do discurso, Avaliações subentendidas, Clínica da atividade, Instrução ao sósia, Trabalho docenteResumo
Neste artigo, visamos a analisar as avaliações comuns subentendidas, ou seja, as regras implícitas do ofício de professor, veiculadas pela voz do métier, identificadas em um texto de instrução ao sósia de uma professora de línguas da educação básica. Seguimos os pressupostos teórico-metodológicos da Ergonomia da Atividade (FERREIRA, 2008; GUÉRIN et al., 2001; AMIGUES, 2004) e da Clínica da Atividade (FAÏTA, 2004; CLOT, 2007, 2010, 2014, 2017) e pautamos nossas análises em pressupostos da análise do discurso de linha francesa (MAINGUENEAU, 1997a, 1997b, 2011). Como principais resultados, identificamos convicções e maneiras de fazer o trabalho em situações precisas; aspectos práticos e rotineiros que, assim como os considerados como “mais teóricos”, estão diretamente ligados à eficácia na organização de um meio que favoreça a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento de capacidades referentes aos conteúdos específicos. Levar em conta essas avaliações implícitas pode ser uma forma de colocar a experiência docente e a linguagem sobre o trabalho do professor no centro de processos formativos.
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