O PROCESSO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA ERGOLOGIA E DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8355Keywords:
Dialogismo, Educação Profissional e Tecnológica, Formação humana integral, TrabalhoAbstract
O objetivo do presente estudo é discutir alguns conceitos postulados pela Ergologia e pela Teoria Dialógica da Linguagem que são relevantes quando se objetiva desenvolver uma discussão acerca de uma formação discente na Educação Profissional e Tecnológica – EPT, numa perspectiva crítica e autônoma. Para esse fim, recorremos ao campo conceitual proposto pelo filósofo e ergologista francês Yves Schwartz (1996; 2006; 2010; 2011); e às discussões mobilizadas pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin (2010; 2011). Quanto aos postulados ergológicos, discutimos conceitos como: atividade industriosa, trabalho prescrito e trabalho real, renormalizações, saberes instituídos e saberes investidos, entre outros. No que diz respeito às discussões bakhtinianas, trabalhamos, em especial, com as noções de dialogismo, alteridade e exotopia.
PALAVRAS-CHAVES: Dialogismo; Educação Profissional e Tecnológica; Formação humana integral; Trabalho.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BRAIT, B.; CAMPOS, M. I. B.; SAMPAIO, M. C. H. 2006. El discurso oral y escrito en Brasil: perspectiva actual. Orália. Almeria: Espanha, v. 9, p. 3344.
DURRIVE, Louis; SCHWARTZ, Yves. Revisões Temáticas: Glossário de ergologia. Tradução Liliana Cunha e Marianne Lacomblez. Revista Laboreal. Vol. IV, nº 1. p.23-28, 2008.
GONZALES, W. R. C. Gramsci e a Organização da Escola Unitária. Boletim Técnico do Senac. Brasília, v. 22, n.1 jan./abr. 1996. Disponível em: http://www.senac.br/INFORMATIVO/BTS/221/boltec221c.htm . Acesso em: 20 abr. 2009.
IFRN. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Documento-base. Anna Catharina da Costa Dantas; Nadja Maria de Lima Costa (Org.). Natal: IFRN Ed., 2012. Disponível em:<http://portal.ifrn.edu.br/ifrn/institucional/projeto-politico-pedagogico 1/lateral/menu-1/volume-1-documento-base> Acesso em: 02 de ago. 2019.
SAMPAIO, M.C.H, BARRRETO, K.M.L, PORTO, L.M.de F., ALVES, S.M., ARAÚJO, K.D. de S., LIRA, J.L.de B. Breve historiografia do Grupo de pesquisa Atelier e a criação de coletivos para o estudo do trabalho no Brasil. In: DAHER, del C., MENDES, S., MOTTA, A.R., ROCHA, D., SANT’ANNA, V.L. Memória dos Estudos Discursivos sobre as Relações Linguagem-Trabalho. Homenagem a Maria Cecilia Pérez de Souza-e-Silva. Campinas: Mercado de Letras, 2020, p. 37-46.
SCHWARTZ, Y . A comunidade científica ampliada e o regime de produção de saberes. Belo Horizonte: Trabalho e Educação, n. 7, p. 38-46, jul./dez, 2000.
____________. A experiência é formadora? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 35-48, 2010a.
____________.Conceituando o trabalho, o visível e o invisível. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro,v.9,supl.1,p.19-45,2011a.
____________. DUC, M.; DURRIVE, L. Trabalho e uso de si. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho e Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010b. 189-204 p.
_____________; DURRIVE, Louis. Trabalho e Ergologia: Conversas sobre a atividade humana. Trad. Jussara Brito e Milton Athayde et al. Niterói: UdUFF, 2007.
____________.Entrevista: Yves Schwartz. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 457-466, 2006.
____________. Histórico e conceitos da ergologia, entrevista com Yves Schwartz. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 1, p. 327-340, 2013.
_____________.Manifesto por um ergoengajamento. In: BENDASSOLLI, P. F.; SOBOLL, L. A. P. (Org.). Clínicas do trabalho. São Paulo: Atlas, 2011b. p. 132-166.
_____________. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 65, p. 101-140, 1998.
_____________.Trabalho e valor. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 8(2): 147-158, outubro de 1996.
_____________. Transmissão e Ensino: do mecânico ao pedagógico. Pro-Posições. vol.16. nº 3 – set/dez – 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.