O PROCESSO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA ERGOLOGIA E DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8355

Palavras-chave:

Dialogismo, Educação Profissional e Tecnológica, Formação humana integral, Trabalho

Resumo

O objetivo do presente estudo é discutir alguns conceitos postulados pela Ergologia e pela Teoria Dialógica da Linguagem que são relevantes quando se objetiva desenvolver uma discussão acerca de uma formação discente na Educação Profissional e Tecnológica – EPT, numa perspectiva crítica e autônoma. Para esse fim, recorremos ao campo conceitual proposto pelo filósofo e ergologista francês Yves Schwartz (1996; 2006; 2010; 2011); e às discussões mobilizadas pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin (2010; 2011). Quanto aos postulados ergológicos, discutimos conceitos como: atividade industriosa, trabalho prescrito e trabalho real, renormalizações, saberes instituídos e saberes investidos, entre outros. No que diz respeito às discussões bakhtinianas, trabalhamos, em especial, com as noções de dialogismo, alteridade e exotopia.

PALAVRAS-CHAVES: Dialogismo; Educação Profissional e Tecnológica; Formação humana integral; Trabalho.

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Biografia do Autor

Jocélia da Silva Gurgel Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Apodi. 

Maria Cristina Hennes Sampaio, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Freire, J. da S. G., & Sampaio, M. C. H. (2021). O PROCESSO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA ERGOLOGIA E DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8355

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados