WHATSAPP E METODOLOGIA DO ENSINO DE INGLÊS NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10710Palabras clave:
tecnologias digitais; whatsapp; ensino de inglês; pandemia.Resumen
Este artigo tem como objetivo avaliar como estudantes de Metodologia de Ensino de Língua Inglesa avaliaram o uso de tecnologias digitais, particularmente do Whatsapp, durante a oferta do trimestre excepcional no âmbito da pandemia de Covid-19 na Universidade XXXXXXX. A metodologia é qualitativa com uso de dados de respostas da auto avaliação final da disciplina e análise de conteúdo feita a partir de padrões de reação à experiência na disciplina. O resultado global indica uma avaliação positiva do ambiente digital. Foram também relatadas vantagens e desvantagens do uso do Whatsapp na aprendizagem. Os resultados vão de encontro a estudos na Linguística Aplicada que indicam que estudantes em formação inicial tendem a incorporar as tecnologias digitais às suas práticas na integração de reflexão crítica com uso efetivo dessas tecnologias no percurso acadêmico.
Descargas
Citas
LEMOS, L. S. Estratégias de Ensino/aprendizagem com o WhatsApp: emoções e multiletramentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510112D.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.
GOMES JUNIOR, R. C.; PUCCINI, B. Tecnologias móveis e aprendizagem de línguas: o caso do desenvolvimento de habilidades orais em inglês. Revista da ABRALIN, v. 18, p. 1-33, 2019. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v18i1.1366. Acesso em 20 de abr. 2022.
MICCOLI, L. Ensino e aprendizagem de inglês: experiências, desafios e possibilidades. Campinas: Pontes Editores, 2010.
NORTON, B. Identity and Language Learning: extending the conversation. London: Longman, 2013.
PAIVA, V.L.M. A pesquisa em linguagem e tecnologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 1, p. 921-941, 2013.
PAIVA, VERA L. M Tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 34, p. 1319-1351, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/gngLnVgsBtL94HP9tNkKNDj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 de abr. de 2022.
PAIVA, V. L. M. O. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da Abralin, v. 18, n. 1, p. 02-26, 2019. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v18i1.1323. Acesso em: 10 de abr. 2022.
PAIVA, V. L. M. O. Ensino remoto ou ensino à distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, Recife, v. 37, n.1/2, p.58-70, 2020.
PAIVA, V. L. M. O. Tecnologia digital em época de pandemia. Cadernos de Linguística, v. 2, n.1, p. 01-12, 2021.
RIO, M. M. O. Digital technologies and the oral production development in ELT: Echoing worldwide teacher's voice. THE ESPECIALIST, v. 41, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/48577. Acesso em 15 de abr. 2022.
RIVOLTELLA, P. C. Prefácio. In: QUARTIERIO, E. M.; BONILLA, M. H. S.; FANTIN, M. (Orgs.). Projeto UCA: entusiasmos e desencantos de uma política pública. Salvador: EDUFBA, 2015, p.7-10.
SENEFONTE, F. H. R.; TALAVERA, M. N. G. O WhatsApp como ferramenta no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Entretextos, v. 18, p. 241-264, 2018.
SIBILIA, P. Redes ou paredes: A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SIBILIA, P. Entre redes y paredes: enseñar y aprender em la cultura digital. In: LUGO, M. T. (Org.). Entornos digitales y políticas educativas: dilemas y certezas. Buenos Aires: IIPE-UNESCO, 2016, p. 201-224.
TERRA, L. F. O uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês: um estudo de caso no contexto acadêmico. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
TREVISOL, J. R. Investigating L2 Learners’ Oral Production and Perception of a Cycle of Tasks with Digital Storytelling: AN EXPLORATORY STUDY IN TECHNOLOGY-MEDIATED TBLT. Tese. Doutorado em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina, 201
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 fólio - Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.