REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES

Autores/as

  • Keila Mendes dos Santos Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Daniela Moreira Duarte Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Resumen

Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas questões relacionadas à perspectiva do Inglês como Língua Franca (ILF) na prática do ensino de inglês no contexto brasileiro, através da contribuição de professores-pesquisadores da área. Trata-se de um estudo de caso no qual participaram quatro professores de língua inglesa de instituições públicas e particulares de ensino do interior da Bahia. O instrumento de geração de dados utilizado foi um questionário com perguntas objetivas e discursivas. A partir da análise das respostas dos participantes, observamos que, embora os docentes percebam a relevância de se descentralizar o modelo do falante nativo e de mostrarem aos estudantes que existem outras variantes do inglês, as modalidades de inglês britânico e americano ainda são evidenciadas e tomadas como referências principais. O estudo mostrou ainda que algumas das razões para tal prática se devem à necessidade de os docentes conduzirem suas aulas seguindo à risca o que ditam aos livros didáticos por eles usados ou por conta das demandas de exames como o ENEM que, até o presente momento, não contemplam a perspectiva do ILF.

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Biografía del autor/a

Keila Mendes dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (Uesb). Professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) - Campus VI.

Daniela Moreira Duarte, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (Uesb). Professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) - Campus VI.

Publicado

2018-02-24

Cómo citar

Santos, K. M. dos, & Duarte, D. M. (2018). REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864