PRODUÇÃO TEXTUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: VOZES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8864Palabras clave:
Educação profissional e tecnológica, Ensino médio integrado, Produção textualResumen
O presente artigo pretende fazer uma reflexão acerca da importância da atividade ‘produção textual’ no ambiente escolar, a fim de alcançar seu potencial emancipador, apresentando uma pesquisa realizada com alunos e professores do Ensino Médio Integrado, proposta de ensino que pressupõe a formação omnilateral dos sujeitos. A pesquisa possui abordagem quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, e foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e sobre produção textual como atividade escolar. Foram aplicados questionários a alunos e professores de Língua Portuguesa e Produção Textual, a fim de conhecer os principais problemas no trabalho com a escrita. Constatou-se a necessidade de ressignificação da atividade, para que se alcance a contribuição possível no desenvolvimento crítico e social dos alunos, o que se faz extremamente relevante em sua formação.
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERNARDO, Gustavo. Redação inquieta. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2012.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 60 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira (org). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.
GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
IF GOIANO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. Projeto Pedagógico de Curso Integrado em Comércio. Ipameri, 2018. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/images/IPMR/ENSINO/PPC/PPC---TCNICO-EM-COMERCIO-INTEGRADO-AO-ENSINO-MDIO-V10112017.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
IF GOIANO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. Projeto Pedagógico de Curso Integrado em Redes de Computadores. Ipameri, 2018. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/images/IPMR/ENSINO/PPC/PPC_2019/PPC_Tecnico-Redes-de-Computadores-Int-Ens-Medio_09-07-2019_v7_NOVO.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. 1. ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Revista Holos, Vol. 2, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em: 01 dez. 2019.
RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, Hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fólio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.