LÉXICO E LETRAMENTO

O ENRIQUECIMENTO VOCABULAR DOS ESTUDANTES A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS DISCURSIVA E TEXTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10655

Palavras-chave:

Léxico, Letramento, Competências discursivas e textuais

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o léxico e o letramento como conceitos que se complementam, podendo um ajudar o outro no que se refere ao desenvolvimento linguístico e social dos falantes de uma língua. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que tem como fontes textos teóricos (livros, artigos, teses). Conclui-se que os estudos relacionados ao ensino do léxico podem receber a contribuição dos estudos do letramento. Quando se ensina, a partir dos contatos sociais, atentando ao que as estruturas de poder podem conferir às práticas letradas, confirma-se a simbiose que está centrada no desenvolvimento das competências discursivas e textuais, que são urgentes para responder as exigências de práticas sociais de leitura e de escrita, a partir do enriquecimento do léxico individual do estudante, e vice-versa.

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Biografia do Autor

Willas Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins (PPGL/UFT). Graduado em Letras-Português pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Técnico em Análises Clínicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Direcionou seu trabalho de conclusão na área da Lexicologia, focando a abordagem dada pelos livros didáticos ao ensino do léxico. Professor da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Tocantins (SEDUC-TO).

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor (2018) e Mestre (2011) em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado (2001) em Letras - Licenciatura plena em Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/IBILCE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Bolsista de Pós-Doutorado Júnior - CNPq (nº 164941/2020-7). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins e atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música - Campus de Tocantinópolis e no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/UFT/CNPq) desde 2016. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramentos, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). Desde 2011 é membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e de 2020 da Red de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Ana Cláudia Castiglioni, Universidade Federal do Tocantins - UFT

doutorado pelo programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus de São José do Rio Preto - SP e é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no curso de Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura.

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Santos, W. S., da Silva, C., & Castiglioni, A. C. (2022). LÉXICO E LETRAMENTO: O ENRIQUECIMENTO VOCABULAR DOS ESTUDANTES A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS DISCURSIVA E TEXTUAL. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10655