LÉXICO E LETRAMENTO
O ENRIQUECIMENTO VOCABULAR DOS ESTUDANTES A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS DISCURSIVA E TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10655Palavras-chave:
Léxico, Letramento, Competências discursivas e textuaisResumo
O objetivo deste artigo é discutir o léxico e o letramento como conceitos que se complementam, podendo um ajudar o outro no que se refere ao desenvolvimento linguístico e social dos falantes de uma língua. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que tem como fontes textos teóricos (livros, artigos, teses). Conclui-se que os estudos relacionados ao ensino do léxico podem receber a contribuição dos estudos do letramento. Quando se ensina, a partir dos contatos sociais, atentando ao que as estruturas de poder podem conferir às práticas letradas, confirma-se a simbiose que está centrada no desenvolvimento das competências discursivas e textuais, que são urgentes para responder as exigências de práticas sociais de leitura e de escrita, a partir do enriquecimento do léxico individual do estudante, e vice-versa.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BIDERMAN, M. T. C. Léxico e vocabulário fundamental. Alfa, Assis, v. 40, p. 27-46, 1996.
BORTONE, M. E. Letramento e competências: construindo novos paradigmas na escola. EntreLetras, Araguaína, v. 3, n. 2, p. 192-203, ago./dez. 2012.
GUERRA, M. M.; ANDRADE, K. S. O léxico em perspectiva: contribuições da Lexicologia para o ensino de línguas. Domínios de Lingu@Gem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 226-241, 2012. https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-12
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Brasil em síntese: Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, por sexo - Brasil - 2007/2015. Disponível em: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/educacao/taxa-de-analfabetismo-das-pessoas-de-15-anos-ou-mais.html Acesso em: 15 abr. 2022.
LEA, M. R.; STREET, B. O modelo de ‘letramentos acadêmicos’: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. Série estratégias de ensino. São Paulo: Parábola, 2009.
ROJO, R. Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula: diferentes modalidades ou gêneros do discurso? In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 51-74.
SCRIBNER, S.; COLE, M. The Psychology of Literacy. Harvard University Press, 1981.
SERRA, L. H. O Ensino de Vocabulário na Sala de Aula: reflexões e práticas para a produção de textos na Educação Básica. Afluente: Revista de Letras e Linguística, Bacabal, v. 1, n. 1, p. 01-19, 2016.
SILVA, C. Formação e letramento no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância: alguns apontamentos. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 473-491, 2019. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21667
SILVA, C.; GONÇALVES, A. V. Principales vertientes de los estudios de alfabetización en Brasil. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, e29164, 2021. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29164
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 51, n. 25, p. 5-17, 2004. https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
STREET, B. V. Literacy in theory and pratice. New York: Cambridge University Press, 1984.
TERRA, M. R. Letramento & letramentos: uma perspectiva sócio-cultural dos usos da escrita. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 29, n. 1, p. 29-58, 2013. https://doi.org/10.1590/S0102-44502013000100002
TURAZZA, J. S. Léxico e criatividade. São Paulo: Annablume, 2005.
VILELA, M. Estruturas Léxicas do Português. Coimbra: Almedina, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.