Notícias
-
2024-08-30A revista Intermaths em parceria com a SBEM/Bahia convida toda a comunidade acadêmica a contribuir com o Dossiê intitulado “Vivências e Experiências na Formação de Professores que Ensinam Matemática”. Este dossiê busca reunir artigos relacionados à formação de professores no campo da Educação Matemática. Os temas abordados incluem o envolvimento em grupos formativos, como o PIBID, a Residência Pedagógica, projetos ou programas de extensão, cursos de formação inicial ou continuada, estágio supervisionado e componentes curriculares ligados aos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, além de outras situações que proporcionaram experiências na formação de professores de Matemática. Os trabalhos que contarem com professores da escola básica como autores ou coautores terão prioridade na seleção. No entanto, a avaliação dos revisores será determinante para a aprovação ou não dos trabalhos. Além disso, os trabalhos relacionados à região da Bahia ou desenvolvidos por pesquisadores, professores ou futuros professores vinculados a instituições baianas também receberão prioridade na seleção."Cronograma:Submissão dos trabalhos até 10 de janeiro de 2025.Publicação do Dossiê – Junho de 2025.Organização:Dra. Lilian Aragão da SilvaDra. Airam da Silva PradoDr. Neomar Lacerda da SilvaComissão Científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Bahia
-
Chamada de Artigos para o volume 5, Jul-Dez 2024, da revista Intermaths
2024-08-30A Revista INTERMATHS tem como propósito divulgar resultados de pesquisas e de experiências que tem como foco de análise as teorizações do campo da Matemática e suas e suas relações interdisciplinares. A revista acolhe artigos científicos, nas áreas de Matemática Pura e Aplicada, Modelagem e Ensino de Matemática.
Os artigos devem ser submetidos até o prazo de 15/10/2024.
- Artigos Regulares .
- Dúvidas e informações, pelo e-mail: intermaths@uesb.edu.br.
- Solicitamos a leitura atenta das Diretrizes para autores ( https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/about/submissions)
- As submissões dos artigos devem ser realizadas por meio de cadastro no site https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths.
- Template: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/Template
-
Chamada de Artigos para o volume 5, Jan-Jun 2024, da revista INTERMATHS
2023-11-01A Revista INTERMATHS tem como propósito divulgar resultados de pesquisas e de experiências que tem como foco de análise as teorizações do campo da Matemática e suas e suas relações interdisciplinares. A revista acolhe artigos científicos, nas áreas de Matemática Pura e Aplicada, Modelagem e Ensino de Matemáticas.
Os artigos devem ser submetidos até o prazo de 15/04/2024.
- Artigos Regulares .
- Dúvidas e informações, pelo e-mail: intermaths@uesb.edu.br.
- Solicitamos a leitura atenta das Diretrizes para autores ( https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/about/submissions)
- As submissões dos artigos devem ser realizadas por meio de cadastro no site https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths.
- Template: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/Template
-
Artigo da Revista Intermaths sobre a BNCC na Educação Matemática é Destaque nas Orientações da Secretaria da Educação da Bahia
2023-10-04O periódico Intermaths tem a satisfação em anunciar que um de seus artigos foi citado no Caderno de Orientações Metodológicas para o Trabalho em Sala de Aula à Luz do Documento Curricular Referencial da Bahia, um documento elaborado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia para orientar os professores da rede estadual de ensino na implementação do currículo de Matemática.
O artigo “A BNCC, a sala de aula de matemática e possibilidades metodológicas”, de autoria da professora Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), discute as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Matemática, apresentando algumas propostas metodológicas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula.
O artigo foi indicado no Caderno de Orientações Metodológicas como uma referência para os professores que desejam conhecer mais sobre a BNCC e suas orientações para o ensino de matemática, bem como sobre algumas estratégias didáticas que podem favorecer a aprendizagem dos alunos.A menção do artigo no documento oficial da Secretaria da Educação destaca a excelência e pertinência do trabalho realizado pela professora Eurivalda Santana. Sua contribuição é de grande importância para o avanço do conhecimento científico e para o aprimoramento do ensino de matemática no estado da Bahia.
Saiba mais sobre Artigo da Revista Intermaths sobre a BNCC na Educação Matemática é Destaque nas Orientações da Secretaria da Educação da Bahia -
Chamada de Artigos para o volume 4, jul-dez 2023, da revista INTERMATHS
2023-07-01A Revista INTERMATHS tem como propósito divulgar resultados de pesquisas e de experiências que tem como foco de análise as teorizações do campo da Matemática e suas e suas relações interdisciplinares. A revista acolhe artigos científicos, nas áreas de Matemática Pura e Aplicada, Modelagem e Ensino de Matemáticas.
As submissões dos artigos devem ser realizadas no site https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths.
Submissões e prazos
Saiba mais sobre Chamada de Artigos para o volume 4, jul-dez 2023, da revista INTERMATHS
▪ Prazo: 05 de outubro de 2023
▪ Normas: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/about/submissions
▪ Template: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/Template
▪ Contato: intermaths@uesb.edu.br -
A revista INTERMATHS acaba de publicar um novo volume
2023-07-01Temos o prazer de informar que a revista Intermaths já está com seu primeiro número de 2023 disponível para leitura!
Nesta edição, você vai encontrar artigos que abordam temas variados da matemática e suas aplicações, como a obtenção de funções de energia potencial, a simulação de escoamentos turbulentos, as fórmulas compactas de decomposição em frações parciais, a equação de eficiência de motores elétricos, o impacto da mineração do carvão, as sequências e séries, a geometria na confecção de roupas, a abordagem de polígonos com materiais didáticos e a modelagem na educação matemática.
Você pode acessar a nova edição completa aqui: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/issue/view/552
Esperamos que você encontre, neste periódico, artigos interessantes e inspiradores.
A revista Intermaths é uma publicação online gratuita e de qualidade, que visa divulgar o conhecimento matemático de forma acessível. Não deixe de conferir!
Agradecemos aos autores, avaliadores, colaboradores e ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas e às Edições Uesb pela viabilização de mais esta edição.
Saiba mais sobre A revista INTERMATHS acaba de publicar um novo volume -
Chamada de Artigos para o volume 4, jan-jun 2023, da revista INTERMATHS
2023-01-01Os artigos devem ser submetidos até o prazo de 30/04/2023.- Artigos Regulares .
- Dúvidas e informações, pelo e-mail: intermaths@uesb.edu.br.
- Solicitamos a leitura atenta das Diretrizes para autores ( https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/about/submissions)
- As submissões dos artigos devem ser realizadas por meio de cadastro no site https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths.
- Template: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/Template
-
Aberta chamada de Artigos para o volume 3, Jul-Dez 2022, da revista INTERMATHS
2022-06-01Submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 15 de outubro de 2022. -
Chamada de Artigos para o Volume III, Número 1, da revista INTERMATHS
2022-03-15Convidamos toda a comunidade acadêmica e pesquisadores a submeterem seus manuscritos em atenção a chamada aberta para publicação em junho. A INTERMATHS é um veículo para publicação de artigos originais com resultados de pesquisas realizadas no âmbito das áreas de: Matemática Pura, Matemática Aplicada, Ensino de Matemática e suas contribuições em diferentes áreas de conhecimento. São aceitos trabalhos redigidos em português e inglês.
As submissões dos artigos devem ser realizadas no site https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths.
Submissões e prazos
▪ Prazo: 30 de abril de 2022
▪ Normas: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/about/submissions
▪ Template: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/Template
▪ Contato: intermaths@uesb.edu.br -
Chamada permanente para cadastrar pareceristas ad hoc
2022-03-14A Revista INTERMATHS informa que está aberta a chamada permanente para o cadastro de pareceristas. Sendo assim, convidamos pesquisadores que tenham interesse e disponibilidade para colaborar como pareceristas de nosso periódico, colaborando com o processo de avaliação de artigos acadêmicos.
Os interessados devem enviar e-mail para a Revista (intermaths@uesb.edu.br), indicando o link do Lattes e suas áreas de interesse para avaliação.
Os avaliadores receberão certificado após a conclusão de cada parecer, geralmente os certificados são emitidos próximo a data da publicação da revista, atestando a participação como avaliadores ad hoc do periódico daquela edição.
Agradecemos a atenção e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.
Saiba mais sobre Chamada permanente para cadastrar pareceristas ad hoc -
Chamada de Artigos para o volume 3, jan-jun 2022, da revista INTERMATHS
2022-02-02Os artigos devem ser submetidos até o prazo de 30/04/2022.- Artigos Regulares .
- Dúvidas e informações, pelo e-mail: intermaths@uesb.edu.br .
- As submissões devem ser realizadas por meio do cadastro.
- Solicitamos a leitura atenta das Diretrizes para autores.
Aguardamos seu trabalho!
-
A revista INTERMATHS publica novo número.
2021-12-29Comunicamos que a revista INTERMATHS acaba de publicar seu segundo número de 2021. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos de seu interesse:
https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/issue/view/487
Agradecemos aos autores, avaliadores, colaboradores, ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas e às Edições Uesb pela viabilização de mais esta edição.
-
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (v. 2, n. 2, 2021)
2021-10-04 -
Chamada de Artigos para o volume 2, jul-dez 2021, da revista INTERMATHS
2021-08-04 -
CHAMADA PARA O DOSSIÊ: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (v. 2, n. 2, 2021)
2021-06-03PRAZO PARA SUBMISSÃO:20 de outubro de 2021Editora do Dossiê:
Profª Drª Zulma Elizabete de Freitas Madruga – UFRB
A Educação Matemática, de natureza interdisciplinar, se firma como uma subárea da Matemática e da Educação. Trata sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática, preocupando-se com as questões didáticas e metodológicas da referida disciplina, e tem como questão primordial o estudo das maneiras de como ensinar e como aprender.Ao longo do tempo, a Educação Matemática vem se consolidando no âmbito nacional e internacional, principalmente pelo grande número de pesquisas publicadas. Parte dessas pesquisas dedicam-se ao estudo das tendências em Educação Matemática, podendo-se citar: Resolução de Problemas, História da Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, entre outras. Nesse sentido, espera-se nessa edição temática, contemplar pesquisas que versem acerca dos papéis e os efeitos da Educação Matemática nas diferentes modalidades de ensino.Dessa forma, propõem-se neste dossiê (edição de dezembro de 2021) divulgar ensaios, artigos e experiências que versem sobre os diferentes caminhos metodológicos para ensinar Matemática, com o objetivo que coaduna com os da Revista INTERMATHS, que é o de contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimentos relativos à Matemática e o seu ensino.As submissões devem seguir as orientações e normas da revista que estão disponíveis CLICANDO AQUI. Além disso, a submissão deve ser remetida ao Dossiê: “Educação Matemática”O dossiê incluirá:- artigos científicos,
- relatos de experiência com reflexão crítica,
- ensaios.
PRAZO PARA SUBMISSÃO:20 de outubro de 2021Saiba mais sobre CHAMADA PARA O DOSSIÊ: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (v. 2, n. 2, 2021) -
Chamada de Artigos para o volume 2, jul-dez 2021, da revista INTERMATHS
2021-06-01- Os artigos devem ser submetidos até o prazo de 20/10/2021. (envio antecipado é bem-vindo).
- Artigos Regulares
- Dossiê Educação Matemática - Os diferentes caminhos metodológicos para ensinar Matemática. Editora: Dr. Bete Madruga – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
- Dúvidas e informações, pelo e-mail: intermaths@uesb.edu.br .
- As submissões devem ser realizadas por meio do cadastro.
- Solicitamos a leitura atenta das Diretrizes para autores.
Aguardamos seu trabalho!
- Os artigos devem ser submetidos até o prazo de 20/10/2021. (envio antecipado é bem-vindo).