O SAEB a partir do olhar de uma Professora de Ciências Naturais de uma escola municipal de Codó-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.13368

Palavras-chave:

Avaliação, Formação inicial e continuada, Ciências Naturais, SAEB

Resumo

O presente artigo trata sobre a percepção de uma professora de Ciências Naturais dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Codó-MA sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica-Saeb. A pesquisa foi realizada entre o período de agosto e setembro de 2022 e contou com a participação da única professora de Ciências Naturais da referida escola. Esse trabalho foi realizado em colaboração com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GEPESPO) da Universidade Federal do Maranhão do Curso Interdisciplinar de Ciências Naturais/ Biologia. A metodologia do artigo fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa com a utilização de entrevista e questionário semiestruturado desenvolvido na referida escola, tendo como foco de análise o materialismo histórico dialético, compreendendo o contexto escolar e suas contradições a partir da exigência das avaliações externas. Os resultados apontam que a escola desenvolve atividades preparatórias técnicas com foco apenas em Língua Portuguesa e Matemática, objetivando uma melhor colocação estatística e a competição entre instituições de ensino reverberando na ausência de uma formação pedagógica avaliativa que dialogue com outros componentes curriculares, e subsidie a melhoria da qualidade educacional do município. Essa pesquisa contribui para a necessidade pontual de uma concepção de avaliação formativa, lugares de diálogo entre a escola e a Universidade, quer por meio dos grupos de estudos, quer pela inclusão de componentes curriculares como Gestão educacional nos projetos políticos de cursos de licenciatura como uma política de formação inicial e continuada de professores/as para a educação básica pública.

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Brasil

Doutora em Educação (UECE). Mestra História ensino e narrativa (UEMA). Especialista em Psicopedagogia (FACINTER). Professora Adjunta do Curso de Ciências Naturais Biologia Campus Codó (UFMA). Correio eletrônico: anapsrv@ufma.br

Antonio Carlos Alves de Souza , Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Brasil

Especializando em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (CEAD/UFPI). Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (Faculdade Descomplica). Graduando em Ciências Naturais-Biologia (UFMA). Graduado em Pedagogia (FLATED). Professor dos anos iniciais. Prefeitura municipal de Codó/SEMECTI. Correio eletrônico: antonio.alves@discente.ufma.br.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

VERDE, A. P. dos S. R. .; SOUZA , A. C. A. de . . O SAEB a partir do olhar de uma Professora de Ciências Naturais de uma escola municipal de Codó-MA. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 78-95, 2023. DOI: 10.22481/poliges.v4i2.13368. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/13368. Acesso em: 18 maio. 2024.