O SAEB a partir do olhar de uma Professora de Ciências Naturais de uma escola municipal de Codó-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.13368

Palavras-chave:

Avaliação, Formação inicial e continuada, Ciências Naturais, SAEB

Resumo

O presente artigo trata sobre a percepção de uma professora de Ciências Naturais dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Codó-MA sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica-Saeb. A pesquisa foi realizada entre o período de agosto e setembro de 2022 e contou com a participação da única professora de Ciências Naturais da referida escola. Esse trabalho foi realizado em colaboração com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GEPESPO) da Universidade Federal do Maranhão do Curso Interdisciplinar de Ciências Naturais/ Biologia. A metodologia do artigo fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa com a utilização de entrevista e questionário semiestruturado desenvolvido na referida escola, tendo como foco de análise o materialismo histórico dialético, compreendendo o contexto escolar e suas contradições a partir da exigência das avaliações externas. Os resultados apontam que a escola desenvolve atividades preparatórias técnicas com foco apenas em Língua Portuguesa e Matemática, objetivando uma melhor colocação estatística e a competição entre instituições de ensino reverberando na ausência de uma formação pedagógica avaliativa que dialogue com outros componentes curriculares, e subsidie a melhoria da qualidade educacional do município. Essa pesquisa contribui para a necessidade pontual de uma concepção de avaliação formativa, lugares de diálogo entre a escola e a Universidade, quer por meio dos grupos de estudos, quer pela inclusão de componentes curriculares como Gestão educacional nos projetos políticos de cursos de licenciatura como uma política de formação inicial e continuada de professores/as para a educação básica pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Brasil

Doutora em Educação (UECE). Mestra História ensino e narrativa (UEMA). Especialista em Psicopedagogia (FACINTER). Professora Adjunta do Curso de Ciências Naturais Biologia Campus Codó (UFMA). Correio eletrônico: anapsrv@ufma.br

Antonio Carlos Alves de Souza , Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Brasil

Especializando em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (CEAD/UFPI). Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (Faculdade Descomplica). Graduando em Ciências Naturais-Biologia (UFMA). Graduado em Pedagogia (FLATED). Professor dos anos iniciais. Prefeitura municipal de Codó/SEMECTI. Correio eletrônico: antonio.alves@discente.ufma.br.

Referências

ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RIBEIRO, Luís Távora Furtado; CRUZ, José Anderson Santos. Crítica e diálogo em face da relação escola versus avaliações externas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 25, 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6895. Acesso em: jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Inep. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados. Acesso em: ago. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Inep. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em: ago. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Inep. Plano Nacional de Educação (PNE). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/@@search?SearchableText=PNE%20. Acesso em: set. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Inep. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: ago. 2022.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

EVANGELISTA, Olinda; TRICHES, Jocemara. Professor(a): a profissão que pode mudar um país?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642704. Acesso em: jul. 2023.

GATTI, Bernardete Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, v. 28, n. 1, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36066. Acesso em: jul. 2023.

GATTI, Bernadete Angelina. Avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Sísifo. Revista de Ciência da Educação, v. 9, p. 7-18, 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/144. Acesso em: jun. 2023.

GOMES, Manoel Messias. Saeb: definição, características e perspectivas. Revista Educação Pública, v. 19, n. 6, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/6/saeb-definicao-caracteristicas-e-perspectivas. Acesso em: set. 2022.

IBIAPINA, I. M. L de M; FERREIRA, S.A pesquisa mediando práticas colaborativas. In: IV ENCONTRO DE PESQUISA DA UFPI. 4, 2006, Teresina. A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. Teresina: EDUFPI, 2006. p.93106.

MACHADO, Cristiane; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Responsabilização ou controle da qualidade do ensino: a que serve a avaliação externa? Educação: teoria e prática, v. 25, n. 48, p. 67-79, 2015. Disponíevel em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7856. Acesso em: out. 2022.

MÉLO, Silmara Cássia Barbosa; ARAGÃO, Wilson Honorato. Política de avaliação em larga escala: “educação para todos” ou exclusão em nome da “qualidade”? Revista on-line de política e gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp.2, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10177. Acesso em: out. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MOREIRA, Wellington Eduardo. Avaliações externas e o ensino das Ciências Naturais: o que pensam professores das escolas públicas de Luziânia (GO). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MACHADO, Cristiane; ARCAS, Paulo Henrique. Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 54, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO04. Acesso em: out. 2022.

SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores. Perspectiva, v. 29, n. 1, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n1p127. Acesso em: out. 2022.

TORRES, P. L. Laboratório on-line de aprendizagem: uma experiência de aprendizagem colaborativa por meio do ambiente virtual de aprendizagem eurek@kids. Cadernos CEDES, São Paulo, v. 27, n. 73, p. 335-352, set./dez. 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

VERDE, A. P. dos S. R. .; SOUZA , A. C. A. de . . O SAEB a partir do olhar de uma Professora de Ciências Naturais de uma escola municipal de Codó-MA. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 78-95, 2023. DOI: 10.22481/poliges.v4i2.13368. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/13368. Acesso em: 23 nov. 2024.