Gestão democrática da escola: autonomia compartilhada pela participação social
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8462Palavras-chave:
Escola; Gestão democrática; Participação social.Resumo
O presente artigo busca refletir sobre a importância da gestão democrática no processo educacional, considerando a necessidade de articulação entre as ações pedagógicas e a função social da escola. Tendo como método a realização de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho traz como referência as discussões resultantes do pensamento de teóricos como (PARO, 1986), (TAVARES, 1992), (FRIGOTTO, 2000) e (LUCK, 2010) acerca da temática em estudo. Nossa análise centrou-se em compreender como a atuação da equipe gestora pode possibilitar a participação de todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo, através da gestão compartilhada, uma autonomia construída pela participação social, a qual permite a legitimação do sucesso escolar. Pôde-se inferir que abordar a gestão democrática no contexto escolar caracteriza-se como uma ação significativa, que procura refletir e representar o pensamento global, com ações focadas na coletividade, objetivando promover uma educação pública de qualidade aos educandos.
Downloads
Referências
BORDIGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2004, p.147.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, Brasília, 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselhos Escolares: Democratização da escola e construção da cidadania. In: Programa Nacional do Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. 2004.
DOURADO, L. F. Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? BRASILIA: CONSED, 2001.
FERREIRA, N.S.C. (org.) Gestão democrática da educação: atuais
tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1975.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GADOTTI, M; ROMÃO, J. E. Autonomia da escola: princípios e propostas. Cortez,1997.
GADOTTI, M; ROMÃO, J. E. Gestão democrática e qualidade de ensino. 1º Fórum Nacional Desafio da Qualidade Total no Ensino Público, Belo Horizonte: Minascentro, 28 a 30 de julho de 1994.
HORA, D.L. da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. São Paulo: Papirus, 1994.
LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Revista e ampliada – Goiânia: MF Livros, 2008.
LUCK, H. Gestão educacional: estratégia, ação global e coletiva no ensino. In. FINGER, A. etal. Educação: caminhos e perspectivas. Curitiba: Champagnat,1996.
LUCK, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
LUCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009
OLIVEIRA, J.F. de; MORAES, K.N. de; DOURADO, L.F. Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação. Disponível em: http://moodle3.mec.gov.br/ufop2/file.php/1/gestores/politica/pdf/texto2_1.pdf Acesso em: 21 de fevereiro de 2021.
PARO, V.H. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986.
PAULA, R.L. de; SCHNECKENBERG, M. Gestão escolar democrática:
desafio para o gestor do século XXI. Revista Eletrônica Latu Sensu. v.3, n.1, março de 2008. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/06032012_textogestaoescolardemocratica_pdf.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
ROMÃO, J.E. Gestão democrática do ensino público: condição da reforma educacional brasileira. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 6. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.
TAVARES, J. Administração pública e direito administrativo. Coimbra: Almedina 1992.
VEIGA, I. P. A. (Org.) Projeto Político Pedagógico – Uma Construção Possível.
Campinas, SP: Papirus, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.