Gestão democrática da escola: autonomia compartilhada pela participação social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8462

Palabras clave:

Escola; Gestão democrática; Participação social.

Resumen

O presente artigo busca refletir sobre a importância da gestão democrática no processo educacional, considerando a necessidade de articulação entre as ações pedagógicas e a função social da escola. Tendo como método a realização de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho traz como referência as discussões resultantes do pensamento de teóricos como (PARO, 1986), (TAVARES, 1992), (FRIGOTTO, 2000) e (LUCK, 2010) acerca da temática em estudo. Nossa análise centrou-se em compreender como a atuação da equipe gestora pode possibilitar a participação de todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo, através da gestão compartilhada, uma autonomia construída pela participação social, a qual permite a legitimação do sucesso escolar. Pôde-se inferir que abordar a gestão democrática no contexto escolar caracteriza-se como uma ação significativa, que procura refletir e representar o pensamento global, com ações focadas na coletividade, objetivando promover uma educação pública de qualidade aos educandos.

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Biografía del autor/a

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 

 

Liliane Borba Castro, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Gestão da Educação Profissional (UNEB), Licenciada em Letras pela UNEB, Professora da rede pública estadual da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq). 

 

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Publicado

2021-05-11

Cómo citar

CUNHA JÚNIOR, A. S.; CASTRO, L. B. . Gestão democrática da escola: autonomia compartilhada pela participação social. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 221-239, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i1.8462. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8462. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos