PDDE Interativo na qualidade do ensino e na gestão de escolas públicas municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v5i1.14704

Palavras-chave:

PDDE Interativo, Ensino-aprendizagem, Gestão Escolar, Escola pública

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do Programa Dinheiro Direto na Escola Interativo (PDDE Interativo) na qualidade do ensino e na gestão escolar de unidades públicas municipais. A revisão não sistemática da literatura realizada neste estudo adota uma abordagem qualitativa para explorar documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), bem como artigos acadêmicos relacionados à implementação e prática do PDDE Interativo. Além disso, foram selecionados artigos acadêmicos que abordassem o programa, suas práticas, desafios e impactos na gestão escolar e no processo de ensino-aprendizagem. Ao final do estudo, os estudos analisados fornecem uma visão abrangente sobre o impacto do PDDE Interativo na gestão escolar e na qualidade do ensino nas escolas públicas municipais. Embora o programa tenha sido concebido com o objetivo de modernizar a gestão, promover a participação democrática e melhorar os resultados educacionais, os resultados apontam para uma série de desafios enfrentados durante sua implementação. Questões como a predominância de modelos hierárquicos de gestão, influência de condicionantes externos, falta de participação efetiva dos governos locais e necessidade de desenvolvimento profissional dos gestores emergem como obstáculos significativos. No entanto, apesar desses desafios, é evidente o potencial do PDDE Interativo em promover mudanças infraestruturais, práticas pedagógicas e contribuir para uma direção ética e política nas escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ildenbergue Lins dos Santos, Ecumenical World University (EWU) - Flórida-EUA

Ecumenical World University (EWU) - Flórida-EUA. Mestrando em Educação (WUE) – Brasil. Correio eletrônico: berq17@gmail.com

Fábio Marques Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Brasil

Doutor e mestre em Educação (Linha de pesquisa: Memórias e Identidades) pela UFPE. Colégio Militar do Recife – Brasil. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Correio eletrônico: fabio.mb1@gmail.com

Referências

BARBOSA, Marinalva. Desafios da Gestão Escolar na Percepção dos Diretores da Rede Estadual de Ensino em Timon-MA no ano de 2022. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual do PDDE Interativo: PDDE Interativo planejar melhor, realizar mais. Coordenação Geral de Gestão Escolar / DAGE/SEB. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GODOY, Ana Maria; BRITO, Orientadora-Vilma Miranda. PDE Escola e PDE Interativo: Implementação nas Escolas Municipais de Campo Grande-MS. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, v. 5, n. 9, 2021.

GONÇALVES, Andréa. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo como ferramenta de gestão escolar: uma proposta de formação para Rede Pública Municipal de Ensino de Barueri - SP. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

LIMA, Leise de Paula Reis. O programa PDE Escola na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais: uma análise dos desafios e contribuições para a gestão pedagógica. Belo Horizonte, 2017. Dissertação - (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2017.

OLIVEIRA, P.H.; ESCRIVÃO FILHO, E.; MARQUES, F.C. Os projetos e planos escolares na atividade prática do diretor: estudo de casos em escolas públicas de um município do interior do Estado de São Paulo. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 20, p. 50-70 jan/dez 2023.

OLIVEIRA, Rita; TEIXEIRA, Beatriz. Descentralização e gestão do ensino nos programas PDE Escola e Mais Educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, n. 2, p. 293-312, 2015.

PARO, V. H. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2017.

PIRES, Andréa; SCHNECKENBERG, Marisa. O PDDE Interativo: Uma ferramenta de planejamento da gestão escolar. Série Educar-Volume 49 Tecnologia e Prática Docente, p. 61.

SOUZA, Vanuza Aparecida de. O PDE-Escola na versão PDDE Interativo: aproximações e/ou distanciamentos da gestão democrática da escola. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduação em Educação. 2018.

SPECK, Raquel Angela; BARROS, Angela Mara de. A regulação da gestão escolar via plano de desenvolvimento da escola interativo: banco mundial, gerencialismo e monitoramento. Acta Scientiarum. Education, v. 44, 2022.

VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloísa Maia. Liderança e gestão democrática na educação pública brasileira. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 1, p. 11-25, 2019.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

SANTOS, I. L. dos .; BEZERRA, F. M. . PDDE Interativo na qualidade do ensino e na gestão de escolas públicas municipais. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 168-181, 2024. DOI: 10.22481/poliges.v5i1.14704. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/14704. Acesso em: 13 dez. 2024.