A Meta 20 do PNE e as contingências fiscais no Brasil: impactos na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v5i1.14710Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Educação Básica, Contingências FiscaisResumo
Nesta pesquisa, com vistas a identificar os impactos das contingências fiscais no Brasil na educação brasileira, considerando mais especificamente os desafios do país não ter atingido a meta n. 20 do Plano Nacional de Educação (PNE), foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica, buscando em documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como em artigos publicados e indexados nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir deste estudo foi possível ratificar os desafios para o alcance de metas do PNE (2014-2024) frente às contingências fiscais no Brasil, destacando-se, principalmente, a meta 20 que diz respeito ao financiamento da educação. Com previsão de queda nas receitas disponíveis para a educação e crescimento das despesas educacionais, os cenários previstos demonstram um déficit e a incapacidade de financiamento, evidenciando que a meta n. 20 do PNE não será atingida dentro do prazo previsto, com impactos na educação que envolvem o comprometimento da infraestrutura escolar, formação dos professores, disponibilidade de materiais didáticos e apoio pedagógico, ampliando desigualdades e prejudicando a qualidade do ensino.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
BRASIL, Lei Complementar nº 101, de 04 de maior de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/ LCP/Lcp101.htm>. Acesso em: fev. 2024.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A 7ao.htm>. Acesso em: fev. 2024.
BRASIL, Tribunal de Contas da União. Auditoria coordenada educação. Instituto Rui Barbosa; Tribunal de Contas da União. Brasília: TCU, 2014.
CUNHA, G. A. C. Os efeitos da política fiscal sobre o crescimento econômico: Uma análise baseada no capítulo 2 do livro “Contas Públicas no Brasil–A política fiscal no Brasil e a relação com o crescimento econômico”. Boletim Economia Empírica, 2021, n. 2, v. 7.
DIEESE A questão fiscal na pandemia e as questões para 2021. Dieese – 65 anos. 2020. Disponível em: https://www.condsef.org.br/documento/a-questao-fiscal-pandemia-as-questoes-2021-867.pdf Acesso em: fev. 2024
FUJIWARA, Ricardo Shigueru; CHROPACZ, Franciely; OFFMANN, Denis. Administração Tributária Municipal e a Covid-19: Um estudo do impacto nas receitas tributárias e nos serviços públicos. Boletim de conjuntura (boca), v. 3, n. 8, p. 86-100, 2020.
INEP. Cadernos de estudos e pesquisas em políticas educacionais. Alvana Maria Bof; Adolfo Samuel de Oliveira (organizadores). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
INEPDATA. Indicador 20A: Gasto público em educação pública em proporção ao PIB. Meta: Gasto público em educação pública de 7,0% do PIB até 2019 e 10% do PIB até 2024. 2024. Disponível em: https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard&PortalPath=%2Fshared%2FIntegra%C3%A7%C3%A3o%20-%20PNE%2FMeta%2020%2FPaineis%2FPNE%20-%20Meta%2020&Page=Indicador%2020A Acesso em: fev. 2024
INSTITUTO UNIBANCO. COVID-19 impacto fiscal na educação básica: O cenário de receitas e despesas nas redes de educação em 2020. 2020. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Impacto_covid-19_educacao-FINAL..pdf Acesso em: fev. 2024
MELO, Luciana Grassano; RAMOS, Maria Raquel Firmino. Covid-19, federalismo fiscal e a crise financeira das cidades. Revista de Direito da Cidade, v. 13, n. 2, p. 729-752, 2021.
MENEZES, Naercio. Financiamento e gestão: desafios para a educação Brasil. In.: ARAÚJO e OLIVEIRA, João Batista et al. Financiamento da Educação Básica no Brasil. Brasília: Comissão de Educação e Cultura Câmara dos Deputados, 2019.
OECD. Education at a Glance. Paris: OECD Indicators, 2023. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/e13bef63-en.pdf?expires=1711832664&id=id&accname=guest&checksum=A7ACD3E94A7BAB83411663B0CCD077FF Acesso em: mar. 2024.
PINTO, JM de R. O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 846-869, 2018.
PINTO, P. Plano Nacional de Educação entra na reta final sem cumprir maioria das metas. Agência Senado. 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2023/02/plano-nacional-de-educacao-entra-na-reta-final-sem-cumprir-maioria-das-metas Acesso em: mar. 2024.
POLITI, Ricardo Batista. In.: ARAÚJO e OLIVEIRA, João Batista et al. Financiamento da Educação Básica no Brasil. Brasília: Comissão de Educação e Cultura Câmara dos Deputados, 2019.
SANTOS, Ana Luiza; JACOBS, Edgar. O último biênio do PNE e perspectivas para a pós-pandemia. 2020. Disponível em: https://www.jacobsconsultoria.com.br/post/resultados-do-ultimo-bi%C3%AAnio-do-pne-e-perspectivas-para-a-p%C3%B3s-pandemia Acesso em: fev. 2024.
SCHYMURA, Luiz Guilherme. Os cinco desafios da política fiscal em 2024. Carta do IBRE, 2024. Disponível em: https://portalibre.fgv.br/sites/default/files/2024-02/cartadoibreconjunturaeconomica202402baixa.pdf Acesso em: mar. 2024.
SILVA, Thalita. Financiamento e Qualidade da Educação Pública. In.: ARAÚJO e OLIVEIRA, João Batista et al. Financiamento da Educação Básica no Brasil. Brasília: Comissão de Educação e Cultura Câmara dos Deputados, 2019.
TONETTO JÚNIOR, Tarcísio Renato. Efeitos da pandemia na dívida bruta do Governo Geral e o esforço fiscal para estabilização. Boletim Economia Empírica, v. 2, n. 7, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.