A Meta 20 do PNE e as contingências fiscais no Brasil: impactos na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v5i1.14710

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Educação Básica, Contingências Fiscais

Resumo

Nesta pesquisa, com vistas a identificar os impactos das contingências fiscais no Brasil na educação brasileira, considerando mais especificamente os desafios do país não ter atingido a meta n. 20 do Plano Nacional de Educação (PNE), foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica, buscando em documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como em artigos publicados e indexados nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir deste estudo foi possível ratificar os desafios para o alcance de metas do PNE (2014-2024) frente às contingências fiscais no Brasil, destacando-se, principalmente, a meta 20 que diz respeito ao financiamento da educação. Com previsão de queda nas receitas disponíveis para a educação e crescimento das despesas educacionais, os cenários previstos demonstram um déficit e a incapacidade de financiamento, evidenciando que a meta n. 20 do PNE não será atingida dentro do prazo previsto, com impactos na educação que envolvem  o comprometimento da infraestrutura escolar, formação dos professores, disponibilidade de materiais didáticos e apoio pedagógico, ampliando desigualdades e prejudicando a qualidade do ensino.

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Biografia do Autor

Ildenbergue Lins dos Santos, Ecumenical World University (EWU) - Flórida-EUA

Ecumenical World University (EWU) - Flórida-EUA. Mestrando em Educação (WUE) – Brasil. Correio eletrônico: berq17@gmail.com

Fábio Marques Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Brasil

Doutor e mestre em Educação (Linha de pesquisa: Memórias e Identidades) pela UFPE. Colégio Militar do Recife – Brasil. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Correio eletrônico: fabio.mb1@gmail.com

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

SANTOS, I. L. dos .; BEZERRA, F. M. . A Meta 20 do PNE e as contingências fiscais no Brasil: impactos na educação básica. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 48-63, 2024. DOI: 10.22481/poliges.v5i1.14710. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/14710. Acesso em: 3 jul. 2024.