Participação social e Plano Estadual de Educação de São Paulo: a atuação do Fórum Estadual de Educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i3.9905Palavras-chave:
Participação Social, Fórum Estadual de Educação, Plano Estadual de Educação , Política Educacional, Teoria CríticaResumo
Esta pesquisa está relacionada à linha de pesquisa mais recente dos estudos de participação social no Brasil, entende que o conceito de participação é complexo e que é necessário elucidar a relação entre democracia e participação. No primeiro capítulo analisamos tais conceitos à luz das teorias críticas sobre a participação e as abordagens no campo educacional. No segundo capítulo tomamos como objeto a análise do Plano Estadual de Educação (PEE) do Estado de São Paulo, especificamente da política educacional estadual de construção deste documento, tendo como eixo os estudos documentais e comparativos sobre as diferentes versões do PEE em discussão. No terceiro capítulo o estudo observa o funcionamento do Fórum Estadual de Educação, mediante análise dos documentos (atas) e entrevistas com membros do Fórum, relevantes para mostrar em que medida os preceitos da participação social funcionam. No estudo, vemos que a teoria crítica tem problemas no que se refere à sua adequação à práxis. As entrevistas evidenciam também diferenças relevantes de concepção de mundo entre os participantes do Fórum e os membros do governo eleito. Esta pesquisa abre uma reflexão no autor acerca dos limites das teorias macroestruturais sobre participação social e das dificuldades de se praticar o planejamento democrático e a participação social em um Estado por vezes avesso a tais mecanismos. Reconhece-se que a escala da análise é importante e, no caso, dificulta generalizações além do caso estudado, tais questões não foram esgotadas neste trabalho.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, Pedro Henrique Generino De. Participação e deliberação: um estudo sobre duas teorias alternativas da democracia. 2014. 118 f.. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. Disponível em:<https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12086>
ALMEIDA, Débora Rezende de; CUNHA, Eleonora Schettini Martins. A análise da deliberação democrática: princípios, conceitos e variáveis relevantes. In: PIRES, Roberto Rocha C. (Org.). Efetividade das instituições participativas no Brasil: estratégias de avaliação. Brasília: IPEA, 2011. v. 7, p. 109-123.
Disponível em:
AVRITZER, Leonardo. Conferências nacionais: ampliando e redefinindo os padrões de participação social no brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2006. Disponível em:
<http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1137>
AVRITZER, Leonardo. A qualidade da democracia e a questão da efetividade da participação: mapeando o debate. In: PIRES, Roberto Rocha C. (Org.). Efetividade das instituições participativas no Brasil: estratégias de avaliação. Brasília: IPEA, 2011. v. 7, p. 13-25. Disponível em:
AZANHA, José Mário Pires, Política e planos de educação no Brasil: alguns pontos para reflexão, II Cadernos de Pesquisa, n. 85, p. 70-78, maio 1993. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/953>
BARROSO, Luís Roberto, -Dez anos da Constituição de 1988, II Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 214, p. 1-25, out/dez 1998. Disponível em:
<http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/view/47263>
BERCOVICI, Gilberto, -A descentralização de políticas sociais e o federalismo cooperativo brasileiro. II Revista de Direito Sanitário, v. 3, n. 1, p. 13-28, março 2002. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/rdisan/article/view/81291/84931>
BRASIL. Lei n. 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília DF Seção 1 - 27/12/1961, Página 11429 (Publicação Original). Disponível em:
BRASIL. Lei n. 5692 de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília DF Seção 1 - 12/8/1971, Página 6377 (Publicação Original). Disponível em:
BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília DF - 23/12/1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>
BRASIL Lei n. 10.172 de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília DF. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>
BRASIL. Lei n. 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos 2014. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>
BRASIL. Avaliação Técnica do Plano Nacional de Educação. Câmara dos Deputados – Comissão de Educação e Cultura 2004. Disponível em:
BRASIL. Documento Final da Conferência Nacional de Educação 2010. Disponível em:
<http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/pdf/documetos/documento_final_sl.pdf>
CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de. As políticas de educação superior no Plano Nacional de Educação (PNE)-2001. 2003. Disponível em:
CUNHA, Eleonora Schettini Martins. A efetividade deliberativa dos Conselhos Municipais de Saúde e de Criança e Adolescente no Nordeste. Disponível em: <http://neic.iesp.uerj.br/textos2/Eleonora%20Schettini%20M.pdf>
CUNHA, Eleonora Schettini Martins, -Efetividade deliberativa: estudo comparado de conselhos municipais de assistência social (1997/2006) II, Tese de doutorado em Ciência Política, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-895HC8>
CUNHA, Luiz Antônio, -Ensino Profissional: o grande fracasso da ditadura. II Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 154, p. 912-933, 2014. Disponível em:
<http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/2913>
CURY, Carlos Roberto Jamil, -Sistema Nacional de Educação: desafio para uma educação igualitária e federativa, II Educação & Sociedade, v. 29, n. 105, p. 1187-1209, 2008. Disponível em:<https://www.redalyc.org/pdf/873/87313701012.pdf>
CURY, Carlos Roberto Jamil, -Por um novo plano nacional de educação, II Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 790-811, 2011. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a08>
DAHL, Robert A. Poliarquia e Oposição. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2005. p.25-50. Disponível em:<https://gabrielaslotta.files.wordpress.com/2016/06/dahl_poliarquia-cap-1-e-2.pdf>
DE OLIVEIRA, LEANDRO. AULA PÚBLICA: PLANOS DE EDUCAÇÃO. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2021. São Paulo.
DE OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari. Os movimentos sociais na educação: o processo de elaboração da LDB-1988 a 1996. 2002. Disponível em:
<http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema2/0208.pdf>
DE SOUZA, Donaldo Bello, -Avaliações finais sobre o PNE 2001-2010 e preliminares do PNE 2014-2024, II Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 59, p. 104-170, 2014. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5910394>
DOURADO, Luiz Fernandes. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/03>
DOURADO, Luiz Fernandes (Org.) Por um Plano Nacional de Educação (2011-2020) como política de Estado. Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em educação (ANPEd), 2011. Disponível em:
http://www.anped.org.br/sites/default/files/resources/PLANO_NACIONAL_Portal.pdf
FARIA, Cláudia Feres, -O que há de radical na teoria democrática contemporânea: análise do debate entre ativistas e deliberativos, II Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 73, p. 101-111, 2010. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/107/10717457006.pdf>
FUKS, Mario; PERISSINOTTO, Renato, -Resources, decision, and power: public policies management councils in Curitiba, II Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 21, n. 60, p. 67-81, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69092006000100004&script=sci_arttext&tlng=es>
FIGUEIREDO, Argelina. C.; LIMONGI, Fernando D. M. P. Executivo e Legislativo na nova ordem constitucional. Editora FGV. 1999. 231 p.
GADOTTI, Moacir. Gestão democrática com participação popular-Planejamento e organização da educação nacional. 2013 Disponível em:
<http://projetos.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/1743/3/FIPF_2013_EDL_01_001.pdf>
GIL, Juca, -Financiamento da educação e gestão democrática: um estudo acerca do Conselho do Fundef no âmbito da União. 2007II, Tese de doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em:
<https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-160025/publico/TeseJuca.pdf>
HABERMAS, Jurgen. Between facts and norms. Londres, Polity Press. 1997.
HORTA, José Silvério Baía. Liberalismo, Tecnocracia e Planejamento Educacional no Brasil: uma contribuição a história da educação brasileira no período 1930-1970. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1982.
JACCOUD, Luciana de Barros (Org.) et. al. Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. IPEA, 2009. Disponível em:
<http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3234/1/Livro_Questao_Social.pdf>
JACOMELI, Mara Regina Martins, -A lei 5.692 de 1971 e a presença dos preceitos liberais e escolanovistas: os estudos sociais e a formação da cidadania, II Revista HISTEDBR On-Line, v. 10, n. 39, p. 76-90, 2010. Disponível em:
<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639718>
JANNUZZI, P. M., -Eficiência econômica, eficácia procedural ou efetividade social: três valores em disputa na avaliação de políticas e programas sociais, II Desenvolvimento em Debate, v. 4, n. 1, p. 117-142, 2016. Disponível em:
http://desenvolvimentoemdebate.ie.ufrj.br/pdf/dd_v_4_1_Paulo-Jannuzzi.pdf
KUGELMAS, Eduardo; SOLA, Lourdes, -Recentralização/Descentralização: dinâmica do regime federativo no Brasil dos anos 90, II Tempo social, v. 11, n. 2, p. 63-81, 1999. Disponível em:
LAVALLE, Adrián Gurza. Participação: valor, utilidade, efeitos e causa. In PIRES, Roberto Rocha C. (Org.). Efetividade das instituições participativas no Brasil: estratégias de avaliação. Brasília: IPEA, 2011, v. 7, p. 33-42. Disponível em:
<https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/livro_efetividade.pdf#page=34>
MONTALVÃO, Sérgio, -A LDB de 1961: apontamentos para uma história política da educação. II Mosaico, v. 2, n. 3, p. 21-39, 2010. Disponível em:
<http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/mosaico/article/view/62786>
NOVAES, Flávio Santos, -Se Conselho fosse bom... A efetividade deliberativa de conselhos municipais de habitação na Bahia II, Tese de doutorado em Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em:
<https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/21428/1/Novaes%2c%20Fl%c3%a1vio%20Santos.pdf>
PERONI, Vera Maria Vidal; FLORES, Maria Luiza Rodrigues, -Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil: articulações e tensões, II Educação, v. 37, n. 2, p. 180-189, 2014. Disponível em:
<https://www.redalyc.org/pdf/848/84831710005.pdf>
PESSANHA, Eurize Caldas; SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. -Tempos, espaços e organização do trabalho escolar em três expressões de governos autoritários brasileiros: 1931, 1961 e 1971 - estudo histórico-jurídico comparado do Ensino Secundário, II Educar em Revista, n. 51, p. 67-83, 2014. Disponível em:
<https://www.redalyc.org/pdf/1550/155030093006.pdf>
RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar Americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Brasil, Editoria Sulina, 2011.
RAMOS, Marise Nogueira, -A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais, II Educação e sociedade, v. 23, n. 80, p. 401-422, 2002. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12939>
ROCHA, Enid. A Constituição Cidadã e a institucionalização dos espaços de participação social: avanços e desafios. In: VAZ, Flavio Tonelli; MUSSE, Juliano Sander; SANTOS, Rodolfo Fonseca (Coords.). 20 Anos da constituição cidadã: avaliação e desafios da seguridade social. Brasília: ANFIP 2008. v. 20, p. 131-148. Disponível em:
AVRITZER, Leonardo. Introdução: para ampliar o cânone democrático. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 39-82. Disponível em:
SÃO PAULO Regimento Interno da II Conferência Nacional de Educação – Etapa do Estado de São Paulo (CONAE-SP) 2013. Disponível em:
https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/540.pdf
SÃO PAULO. Projeto de Lei 1.035/15 Institui o Plano Estadual de Educação 2015. Disponível em:
<https://www.al.sp.gov.br/spl/2015/06/Propositura/1267038_50248633_Propositura.pdf>
SÃO PAULO Projeto de Lei 1.083 de 2015 Institui o Plano Estadual de Educação e dá outras providências 2015 [2]. Disponível em:
<https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1269492>
SÃO PAULO. Decreto n. 21.074, de 12 de julho de 1983. Institui o Fórum de Educação do Estado de São Paulo. Disponível em:
<https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1983/decreto-21074-12.07.1983.html>
SÃO PAULO. Decreto n. 22.563, de 15 de agosto de 1984. Altera redação de dispositivos do Decreto número 21.074, de 12 de julho de 1983, que institui o Fórum de Educação do Estado de São Paulo. Disponível em:
<http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1984/decreto-22563-15.08.1984.html>
SÃO PAULO Regimento Interno do Fórum Estadual de Educação 2014. Disponível em:
https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/Regimento-Interno.pdf
SÃO PAULO. Lei n. 16.279 de 08 de julho de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação de São Paulo e dá outras providências. Disponível em:
<https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16279-08.07.2016.html>
SAVIANI, Demerval et al, -Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. II Educação & Sociedade, ano XX, n. 69, dezembro 1999 Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/es/v20n69/a06v2069>
SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003, 368 p.
SOUZA, Celina, -Federalismo e descentralização na Constituição de 1988: processo decisório, conflitos e alianças, II Revista DADOS - Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, n. 44, n. 3, pp. 513-560, 2001. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/dados/a/nvcyk7p5tSLrVXVSNLNRdVb/?lang=pt&format=pdf>
TÔRRES, Renato Meneses. Efetividade deliberativa no âmbito do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente de Goiânia. 2018. 295 f.. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Faculdade de Ciências Sociais Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em:<https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9322>
TREVIZOLI, Dayane Mezuram; VIEIRA, Letícia; DALLABRIDA, Norberto. In: VIII Colóquio "Ensino Médio, História e Cidadania", 2013, Florianópolis. As mudanças experimentadas pela cultura escolar do ensino secundário devido a implementação da reforma Capanema de 1942 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961. Florianópolis, 7 de outubro de 2013. v. 3, n. 3. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/EnsinoMedio/article/view/4066>
VAZ, Alexander. Da participação à qualidade da deliberação em fóruns públicos: o itinerário da literatura sobre conselhos no Brasil. In: PIRES, Roberto Rocha C. (Org.). Efetividade das instituições participativas no Brasil: estratégias de avaliação. Brasília: IPEA, 2011, v. 7, p. 91-107, 2011. Disponível em:
VICK, Fernanda; LAVALLE, Adrian Gurza. -É a política… A efetividade das conferências e seus mecanismos causais, II Opinião Pública, v. 26, n. 3, p. 556-586, 2020. Disponível em:
<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8663884>
VIEIRA, Sofia Lerche, -A educação nas constituições brasileiras: texto e contexto, II Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 219, 2007 Disponível em:
<http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/749>
WEBER, Max. Parlamento e governo numa Alemanha reorganizada: sobre a crítica do funcionalismo e do parlamentarismo. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 1993. 174p.
YOUNG, Iris Marion, -Representação política, identidade e minorias, II Lua Nova, n. 67, p. 139-190, 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ln/n67/a06n67.pdf/>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.