GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOB OS OLHOS E CORPOS DE JOVENS INTERNADOS PERANTE A LEI
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v1i1.8262Palabras clave:
Gestão democrática, Juventude, SocioeducativoResumen
Este artigo é parte do resultado de uma dissertação de mestrado que estudou a gestão democrática e o direito à educação em escolas públicas inseridas em Unidades de Internação, pesquisa desenvolvida em um programa de Pós-Graduação em Educação. A investigação partiu de uma inspiração marxista, tendo como referenciais teóricos os conceitos de hegemonia de Gramsci (1968), de Aparelhos Ideológicos do Estado, de Althusser (1985) e a docilidade dos corpos, de Foucault (1999). Seu objetivo foi, além de um estudo sobre a legislação que normatiza a oferta de educação escolar para a população jovem submetida a medidas restritivas de liberdade, analisar as percepções dos sujeitos inseridos em duas escolas vinculadas a um sistema municipal de ensino e dos demais profissionais das unidades de internação (gerentes, professores, educadores sociais, alunos) localizadas em Comunidades de Atendimento Socioeducativo de Internação (CASE), sobre os limites e possibilidades da Gestão Democrática nessa realidade educacional singular. O presente texto faz um recorte dos resultados da pesquisa de campo realizada sobre tais percepções. Os resultados apontam as dificuldades encontradas nas duas escolas pesquisadas de se exercitar a gestão democrática nos moldes como este princípio é colocado na legislação educacional vigente e na literatura pertinente desse campo do conhecimento, mesmo que alguns depoimentos dos colaboradores da pesquisa mostrassem possibilidades da efetivação de alguns indicadores dessa modalidade de gestão.
Descargas
Citas
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos do Estado. 2.ed. Tradução: Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Introdução crítica José Augusto Guilhon Albuquerque, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constituição.htm. Acesso em: 12 dez. 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, Lei 9394, 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases para educação nacional. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constituição.htm. Acesso em 12 dez.
BRASIL. Lei nº 8035, de 20 de dezembro de 2010. Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020. Diário oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2010.
BRASIL. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Diário Oficial da União, Brasília, 18 jan.2012.
FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Moraes, 1986.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20.ed. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968
PARO, Vitor. Henrique. Gestão Escolar, Democracia e qualidade do ensino. 2. ed. rev, São Paulo: Intermeios, 2018.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Municipal Professor Carlos Formigli.12p. Salvador, [201-]. SALVADOR. Lei Orgânica do Município do Salvador. Câmara Municipal de Salvador. 5 de abril de 1990. Disponível em: http://www.cms.ba.gov.br/uploads/LOM001.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.
SALVADOR. Lei Complementar nº36. Estatuto do Magistério. Câmara Municipal de Salvador. 30 de abril de 2004. Disponívelem: https://leismunicipais.com.br/estatuto-do-magisterio-salvador-ba. Acesso em: 12 mar. 2019.
SALVADOR. Decreto nº 30.118. Prefeitura Municipal de Salvador. 29 de agosto de 2018. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/estatuto-domagisterio-salvador-ba. Acesso em: 12 mar. 2019.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.
SOUZA, Ângelo. Ricardo, de. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira. Revista Ensaio: avaliação das políticas públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.27, n.103, p. 271-290, abr./jun. 2019.
SOUZA, Jessé de. A Ralé Brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Políticas Públicas e Gestão da Educação (POLIGES)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.