Universidade e roça: saberes na encruzilhada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i3.9891

Palavras-chave:

Raça, Universidade , encruzilhada , reterritorialização

Resumo

O artigo é parte da tese de doutoramento que trata da relação entre roça e universidade na contemporaneidade, nos sertões da Bahia. Objetiva responder qual o impacto da universidade na roça, no tocante aos processos de desterritorialização/reterritorialização versus políticas de “fixação do homem ao campo”. Fundamentada na História Oral e em Epistemologias do Sul, apresenta a escrita a partir do diálogo entre teoria e experiência, tendo as narrativas dos entrevistados como fonte principal, e, de forma metafórica, compara o acesso à universidade a curva e a encruzilhada do caminho. A relação entre universidade e roça é avaliada pelo duplo movimento de oferta e acesso efetuado respectivamente, pela universidade e pela roça. Neste contexto, a multicampia representa um ganho para a roça, contudo, exige o deslocamento dos corpos da roça até a universidade. A roça não é visível para a universidade, ao contrário, ambas se encontram em lados opostos da linha abissal que separa o conhecimento em válido (universidade) e invisível (roça). Validar o conhecimento produzido e reproduzido pela roça, multiterritorializando e/ou descolonizando corpos e a própria roça, constitui o desafio da relação entre roça e universidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dalva de Lima Macêdo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Doutorado pelo Programa Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (2020). 

Referências

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In Magia e Técnica Arte e Política. Trad. Paulo Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1986.

COSTA, Rogério Haesbaert. O mito da desterritorialização:do ‘fim dos territórios’ à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

DEL PRIORE, Mary. Uma história da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

GERALDI, João Wanderley. Culturas orais em sociedades letradas. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, Dezembro/00

GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? Revista Brasileira de Educação. Minas Gerais, N. 21, Set/Out/Nov/Dez 2002.

LEMOS, Guilherme Augusto Rezende. O ensino da Filosofia e o mistério da encruzilhada. HESPANISTA –Vol. XI n 40 – ENERO – FEBRERO – MARZO DE 2010. Revista electrónica de los Hispanistas de Brasil – Fundada em abril de 2000. ISSN 1676-9058 (español) ISSN 1676-904x (português).

LOPEZ, L. C. O corpo colonial e as políticas e poéticas da diáspora – para compreender as mobilizações afro-latinas-americanas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 21, n. 43, p. 301-330, 2015.

MACEDO, Maria Dalva de Lima. Resistência cultural de estudantes negros da roça, nas escolas públicas de Santa Bárbara – Ba. (Dissertação Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Salvador, 2011.

MEJIA, M. R. G.; MOREIRA, R. J. Tensões entre diferentes ruralidades na comunidade de Taquari. In: MOREIRA, R. J. (org.). Identidades sociais: ruralidades no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

MOREIRA, R. J. (org.). Identidades sociais: ruralidades no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

SANTANA, Charles D’Almeida. Linguagens urbanas, memórias da cidade: vivências e imagens da Salvador de migrantes. (Tese de doutorado, no Programa de Pós-Graduação em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, 2001.

SANTOS, B. S.; MENEZES, M. P. (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Fábio Josué Souza. Nem “tabaréu/oa”, nem “doutor/a”:o(a) aluno(a) da roça na escola da cidade – um estudo sobre representações e identidades. Salvador: UNEB (Dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade), 2005.

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

____________ O terreiro e a cidade. Petrópolis: Vozes, 1988.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

MACÊDO, M. D. de L. . Universidade e roça: saberes na encruzilhada . Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 3, p. 78-103, 2022. DOI: 10.22481/poliges.v2i3.9891. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/9891. Acesso em: 29 mar. 2024.