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DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i3.9910Palabras clave:
Formação, Mobilização Social, Políticas EducacionaisResumen
Este artigo de campo, resultado de pesquisa de natureza empírica, trata de uma experiência de formação - parte de um programa em realização - de Técnicos da Secretaria de Educação de diversas localidades para atuarem como agentes de mobilização social. Tal formação está baseada no estudo e em experiências práticas que favorecem a reflexão sobre as concepções de mobilização social e de formação de Redes Sociais como uma alternativa para que diferentes atores da sociedade possam atuar em prol de questões complexas e policausais como a Educação. A prática se dá por meio de encontros formativos e pela experiência da participação desses técnicos como integrantes e facilitadores de Redes Sociais, atuando em conjunto com diversos atores da sociedade civil. Nas Redes Sociais são desenvolvidas ações que contribuem para a educação pública de qualidade, com a mediação de formadores. O artigo apresenta a experiência de trabalho da Comunidade Educativa CEDAC no contexto de parceria técnica no programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) promovido pelo Instituto Votorantim em parceria com Secretarias Municipais de Educação. Busca sistematizar algumas estratégias formativas e analisar os efeitos desse trabalho na participação social na educação e também na abertura das Gestões Educacionais para atuar em parcerias dentro da proposta de uma gestão democrática. Destaca o princípio de ação-reflexão-ação e a atuação conjunta entre técnico mobilizador e formador como aspectos chave da formação.
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