Ensino a distância: desafios no uso da plataforma e-learning no ensino superior em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v5i1.14466Palavras-chave:
E-learning, Ensino à Distância, Ensino SuperiorResumo
O estudo que apresentamos está relacionada as implicações do uso das tecnologias de informação e comunicação, no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, suportada por um estudo bibliográfico. Optamos pela técnica de inquérito dirigido a estudantes das IES´s cuja aprendizagem, é caraterizada pela modalidade à distância com uso da plataforma digital de aprendizagem e-learning. Os dados revelaram que existe nos estudantes fraco domínio das TIC´s, facto que tem contribuído negativamente no uso e manuseio das plataformas digitais de aprendizagem. O estudo mostrou ainda que a extensão territorial da província e a fragilidade sócio-económica das famílias rurais, constituem elementos influenciadores do fraco domínio e do uso das TIC´s. Toda essa matriz de factores tem tido implicações negativas no processo de ensino-aprendizagem centrado nas plataformas digitais. Deste modo, é importante a criação de estratégias didático-pedagógicas, que possam promover nos estudantes, conhecimentos das TIC´s por meio de iniciativas específicos por forma a garantir a qualidade da acção educativa para este modelo de ensino.
Downloads
Referências
ANDRADE, Sidinei; JUNGER, Alex Paubel; SANTOS, Márcio Eugen Klingenschmid Lopes; Amaral, Luiz Henrique; JESUS, Gilmar Cardozo. Os desafios do Ensino à Distância e do uso da Tecnologia de Informação e Comunicação - Revista de Casos e Consultoria, V. 11, N. 1, e11119. Rio Grande do Norte. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21836
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo: Persona, 1977.
CAPELETTI, Aldenice Magalhães. Ensino a distância: Desafios Encontrados por Alunos do Ensino Superior. Revista eletrónica Saberes da Educação- Volume 5 – nº 1. São Mogue. 2014.
CHADZA, Abissalão Rafael Saimone; ANGST, Felipe André; GOMUNDANHE, Almeida Meque. Ensino híbrido em Moçambique: um olhar aos desafios e limitações Tecnologias e seus desdobramentos: contribuições, inovações, limitações, alfabetização midiática e desafios. In A. Alone Maia, E. Tavares Pimentel, I. Câmara; S. Mascarenhas (Orgs.). Educação e Ensino: novas perspectivas e realidades (pp.35-54). São Paulo: Alexa Cultural, Manaus: EDUA.
COSTA, Mara Alice Braulio; GUEDES, Paula da Silva; GUERRA, Rosane Saraiva. Desafios da educação a distância on-line. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE, São Paulo, v.7.n.9. set. 2021.
CRESWELL, J. W. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso,2013.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LUSTOSA, Robson Luís Trindade; SULTANUM, Luciana; LIMA, Clarisse Vasconcelos Fraga de Melo; BRANDÃO, Betânia Cunha de Serpa; FARIAS, Gisele Marins Chiaradia Mendes; BRITO, Demetrius Cardoso. Dificuldades de participação no ensino remoto por estudantes de curso superior em tecnologia em gastronomia durante a pandemia do covid-19: Encontro de pesquisadores de ensino a distância. Recife, 2020.
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD – A educação a distância hoje. Edição 1. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Total de páginas 142.
MOMBASSA, Aires Zarina Bonifácio; ARRUDA, Eucidio Pimenta. História da Educação a Distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil. 2018. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
NHAVOTO, Wim Neeleman, Arnaldo. Educação à Distância em Moçambique. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, 2003
TAVARES, Rita; LARANJEIRO, Dionísia; OLIVEIRA, David; FERRAZ, Clarice e POMBO, Lúcia. Educação a distância com recurso à Internet no Ensino Superior – revista Educação, Formação & Tecnologias. São Paulo, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5905494.pdf
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.