Os desafios do estado da Bahia para atender a volumosa demanda da educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v5i1.14594

Palavras-chave:

Demanda potencial da EJA na Bahia, Proporção do atendimento, Necessidade de políticas públicas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar a demanda potencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Bahia, iniciando pelo cenário nacional. Constitui um recorte de estudos em realização na linha de Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Em termos metodológicos, o estudo se valeu da pesquisa quantitativa utilizando dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para as informações demográficas, do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os dados sobre grau de instrução da população de 16 anos e mais apta a votar em 2022, além dos dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sobre a oferta das matrículas desta modalidade de educação, além de análise qualitativa valendo-se da pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, conclui-se pela existência de um grande contingente da população jovem e adulta sem ter o acesso garantido pela legislação a seu direito à educação, seja no ensino fundamental, seja no ensino médio, que somado com os analfabetos chegam à casa de mais de seis milhões de cidadãos baianos em 2022. Esta demanda, portanto, está a desafiar as políticas públicas no contexto brasileiro, diante da débil oferta de matrículas sob a responsabilidade dos sistemas de ensino, em especial, na Bahia, demanda esta que permanece acumulada nas últimas décadas e que deve se constituir em prioridade na elaboração dos futuros planos educacionais.

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Biografia do Autor

Moacir Freitas Borges, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Brasil

Professor aposentado do sistema estadual de ensino, Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), colaborador da Comissão de Sistematização e Monitoramento do Fórum Estadual de Educação da Bahia, pesquisador na área de Política e Gestão da Educação. Correio eletrônico: mfborges2011@gmail.com

Maria Couto Cunha , Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil

Professora aposentada da UFBA, Mestre e Doutora em Educação pela UFBA, pesquisadora na área de Política e Gestão educacional, participante da Comissão de Sistematização e Monitoramento do Fórum Estadual de Educação da Bahia, com estudos e pesquisas na área de Política e Gestão da Educação. Correio eletrônico: mariacoutocunha@gmail.com

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

BORGES, M. F. .; CUNHA , M. C. . Os desafios do estado da Bahia para atender a volumosa demanda da educação de jovens e adultos. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 26-47, 2024. DOI: 10.22481/poliges.v5i1.14594. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/14594. Acesso em: 22 jul. 2024.