Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12319

Palavras-chave:

escola pública, Programa conta para mim, racionalidade neoliberal

Resumo

Este artigo trata de um ensaio teórico que busca pensar o nosso presente, enfocando nas relações entre uma racionalidade neoliberal e o enfraquecimento do sentido público da educação. Nesse sentido, diagnostica-se a velocidade, as mídias digitais e a performatividade invadindo os modos de existência de alunos e professores em uma lógica de consumo, de superconcorrência e das avaliações em larga escala pautando os processos educativos. Para tanto, considera o Programa Conta para Mim, vinculado ao Plano Nacional de Alfabetização de 2019, como um forte sintoma da aliança entre um discurso neoliberal que enfraquece as políticas públicas e um discurso neoconservador moralizante, produzindo essa racionalidade que diminui a potência das práticas de leitura literária na escola como possibilidade de exercício de pensamento e de vida.

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Biografia do Autor

Marli Pardo Legemann Oliveira, Universidade Aberta do Brasil/Instituto Federal Sul-Riograndense - Brasil

Doutora em Educação (UNISINOS). Professora Formadora da Universidade Aberta do Brasil/Instituto Federal Sul-Riograndense. Integrante do Grupo de Pesquisa Carcarás - Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Leitura e Escrita (UNISINOS). Contribuição de autoria: Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia.

Mara Elaine de Lima Elias, Instituto Estadual de Educação Assis Brasil - Brasil

Doutoranda em Educação (UNISINOS). Atua no  Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. Brasil.

Integrante do Grupo de Pesquisa Carcarás - Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Leitura e Escrita (UNISINOS). Contribuição de autoria: Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia.

Betina Schuler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Brasil

Pós-Doutorada em Educação (Universidade de Lisboa). Pós-Doutorada em Ciências Humanas (Griffith University). Doutora em Educação (PUC/RS). Docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Carcarás - Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura (CNPq/Unisinos). Contribuição de autoria: Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia.

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

OLIVEIRA, M. P. L.; ELIAS, M. E. de L.; SCHULER, B. Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12319, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12319. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319. Acesso em: 27 abr. 2024.