FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA

Autores

  • Maria Olivia de Matos Oliveira
  • Tania Regina Dantas

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4095

Resumo

No presente artigo pretende-se discutir as responsabilidades da universidade face às mudanças no contexto midiático e a necessidade de uma práxis diferenciada para os formadores da EJA. O artigo também alerta para a importância de se levar em conta as motivações dos docentes e o papel da organização sindical na resolução dos processos reivindicatórios de classe. Enuncia algumas concepções de formação e formação docente, fazendo reflexões sobre a importância de um olhar interdisciplinar nas práticas de formação docente à luz de teóricos como Tardif, Shin e Sacristãn,Charlot, Morin, dentre outros. Chama a atenção para a mercadorização que permeia a formação universitária e impede o profissional de desabrochar a sua verdadeira vocação. Utiliza como dispositivo metodológico a pesquisa bibliográfica para subsidiar a análise dos temas enfocados. Os resultados apresentados focalizam a necessidade de uma formação específica para os educadores da EJA. O texto também chama a atenção acerca das injustiças e das irracionalidades da sociedade capitalista que potencializam um vazio nos sujeitos dificultando-os de pensarem e lutarem por uma sociedade melhor e mais justa.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

Oliveira, M. O. de M., & Dantas, T. R. (2018). FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA. Práxis Educacional, 14(29), 35-49. https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4095