NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4111Resumo
Permitir o desenvolvimento de universidades privadas no Uruguai - realizado no quadro dos decretos da última ditadura cívico-militar - permitiu a instalação da formação terciária privada. Neste contexto, o artigo pretende analisar o desenvolvimento da formação privada de professores nas últimas décadas. Em particular, busca identificar e analisar o surgimento dessas ofertas, bem como os processos de resignificação dos significados da formação de professores no zeitgeist neoliberal em que se baseia a Nova Gestão Pública. Na desvalorização do público, há uma alteração nos significados na formação de professores de ensino básico, bem como no ethos do magistério que foi criado no Uruguai moderno. O foco é estabelecido em dois momentos: inicialmente, identifica-se a matriz de significado e a produção do etos em magistério articulados em torno do modelo de significantes e do trabalho integracionista vinculado à homogeneização da igualdade. Num segundo momento, investigam-se em torno das alterações dos sentidos operados na formação de professores de ensino básico como consequência das oportunidades de formação privada. Neste contexto, identificam-se as divisões e disputas de significados que se estabelecem. O trabalho heurístico é desenvolvido a partir de uma perspectiva pedagógica crítica, se baseia em algumas noções da Análise do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 1987). Metodologicamente, trabalhamos com documentos de naturezas varias para identificar os deslocamentos de significados na formação de professores.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.