FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5285Palavras-chave:
Licenciaturas, Metodologias de ensino, Recursos audiovisuaisResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de duas pesquisas que tiveram como foco investigar as perspectivas de docentes e de estudantes das licenciaturas, de uma Universidade Federal mineira, em relação ao uso do vídeo como recurso didático na formação docente. As pesquisas em questão são de natureza qualitativa. Em relação à produção de dados, Castro (2018) se baseou na realização de entrevistas com docentes das licenciaturas, na observação de aulas em que alguns desses docentes utilizaram o vídeo como recurso didático e em entrevistas com grupos de estudantes destas aulas. Vaz (2017), por sua vez, aplicou questionário e entrevistou estudantes de Pedagogia no contexto de uma oficina sobre produção e edição de vídeo, na qual foram feitas observações participantes. Como resultado, fruto do entrelaçamento dos dados de ambas as pesquisas, obtivemos que os sujeitos entendem que o vídeo pode ser considerado um recurso capaz de favorecer a aprendizagem, desde que o professor planeje o seu uso e o relacione com o que está sendo ensinado. Ademais, quando bem utilizado, ele permite que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e a capacidade de ouvir e dialogar com opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. Porém, docentes e estudantes evidenciam que a estrutura das salas de aula pode limitar o uso dessa tecnologia. Os dados também sugerem que seria importante que os cursos de formação docente enfatizassem a utilização dos recursos audiovisuais e a importância de empregá-los em sala de aula, uma vez que os estudantes têm dificuldades de utilizá-los didaticamente.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.