FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5285

Palavras-chave:

Licenciaturas, Metodologias de ensino, Recursos audiovisuais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de duas pesquisas que tiveram como foco investigar as perspectivas de docentes e de estudantes das licenciaturas, de uma Universidade Federal mineira, em relação ao uso do vídeo como recurso didático na formação docente. As pesquisas em questão são de natureza qualitativa. Em relação à produção de dados, Castro (2018) se baseou na realização de entrevistas com docentes das licenciaturas, na observação de aulas em que alguns desses docentes utilizaram o vídeo como recurso didático e em entrevistas com grupos de estudantes destas aulas. Vaz (2017), por sua vez, aplicou questionário e entrevistou estudantes de Pedagogia no contexto de uma oficina sobre produção e edição de vídeo, na qual foram feitas observações participantes. Como resultado, fruto do entrelaçamento dos dados de ambas as pesquisas, obtivemos que os sujeitos entendem que o vídeo pode ser considerado um recurso capaz de favorecer a aprendizagem, desde que o professor planeje o seu uso e o relacione com o que está sendo ensinado. Ademais, quando bem utilizado, ele permite que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e a capacidade de ouvir e dialogar com opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. Porém, docentes e estudantes evidenciam que a estrutura das salas de aula pode limitar o uso dessa tecnologia. Os dados também sugerem que seria importante que os cursos de formação docente enfatizassem a utilização dos recursos audiovisuais e a importância de empregá-los em sala de aula, uma vez que os estudantes têm dificuldades de utilizá-los didaticamente.

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Biografia do Autor

Samira Bahia e Castro, Universidade Federal de Viçosa – Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Educação (DPE). Membro do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE).

Silvana Claudia dos Santos, Universidade Federal de Viçosa – Brasil

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação – GATE.

Rodrigo Teixeira Vaz, Universidade Federal de Viçosa – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor da Faculdade de Viçosa (FDV). Membro do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE).

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

E CASTRO, S. B.; DOS SANTOS, S. C.; VAZ, R. T. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 233-254, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5285. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5285. Acesso em: 23 dez. 2024.