EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5287Palavras-chave:
Crianças em desvantagens, Deficiências da aprendizagem, Psicologia EducacionalResumo
A pesquisa objetivou compreender a dificuldade escolar pela perspectiva de mães, cujos filhos estavam em tratamento psicológico em uma clínica-escola na região Sul do Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com coleta de dadospor meio de entrevista em profundidade. A análise das experiências vividas centrou-seno modelo detranscrição, redução e tematização proposto por Van Manem. A partir desse processo,emergiram unidades de significados que formarama estrutura do tema fenomenológico. Esse tema representou a essência do fenômeno vivido pelas participantes em relação à dificuldade de aprendizagem de seus filhos. Os relatos das mães quanto às experiências infantis mostraram que experiências geracionais, especialmente, as advindas do cuidado materno refletem na educação dos filhos, seja através da reprodução, revivência ou ressignificação, o que pode contribuir para a dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita escolar infantil.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.