Um novo princípio educativo para o trabalho docente?
Palavras-chave:
Princípio educativo do trabalho, Reformas educacionais, Trabalho docenteResumo
O estudo parte do interesse em compreender as mudanças do trabalho docente após as reformas sociais e educacionais da década de 1990 no Brasil, considerando as dimensões da formação e da carreira como envoltas em uma mesma dinâmica. Quando consideramos as políticas para formação e carreira, identificamos um movimento contraditório: na esfera da formação, disposições que aparentemente afirmam um aumento do status social dos docentes; na esfera das relações de emprego, disposições que acenam para maior precarização das condições de trabalho. Este aparente paradoxo nos inquietou a discutir quais categorias explicam o movimento de mudanças sobre o trabalho docente, de forma que contemplem esta complexidade. Para desvendar esse problema, primeiro identificamos as principais categorias que a literatura tem utilizado para explicar as mudanças sobre o trabalho docente e depois interrogamos as mudanças sobre o trabalho docente à luz de uma explicação gramsciana sobre a questão do princípio educativo do trabalho. Partindo da identificação, em Gramsci, de que o capital se utilizou da combinação de força e persuasão para educar os trabalhadores, desenvolvemos a idéia de que a profissionalização e a precarização que atualmente vêm incidindo sobre o trabalho docente expressam um novo projeto pedagógico de disciplinamento, um novo princípio educativo para o trabalho docente. Consideramos que a profissionalização e a precarização do trabalho docente, que à primeira vista pareciam elementos isolados e excludentes, se expressam como aspectos contraditórios de um mesmo movimento de educação dos educadores para as mudanças ocorridas na sociedade desde o final do século XX.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.