Um novo princípio educativo para o trabalho docente?

Autores

  • Mirna Ribeiro Lima da Silva

Palavras-chave:

Princípio educativo do trabalho, Reformas educacionais, Trabalho docente

Resumo

O estudo parte do interesse em compreender as mudanças do trabalho docente após as reformas sociais e educacionais da década de 1990 no Brasil, considerando as dimensões da formação e da carreira como envoltas em uma mesma dinâmica. Quando consideramos as políticas para formação e carreira, identificamos um movimento contraditório: na esfera da formação, disposições que aparentemente afirmam um aumento do status social dos docentes; na esfera das relações de emprego, disposições que acenam para maior precarização das condições de trabalho. Este aparente paradoxo nos inquietou a discutir quais categorias explicam o movimento de mudanças sobre o trabalho docente, de forma que contemplem esta complexidade. Para desvendar esse problema, primeiro identificamos as principais categorias que a literatura tem utilizado para explicar as mudanças sobre o trabalho docente e depois interrogamos as mudanças sobre o trabalho docente à luz de uma explicação gramsciana sobre a questão do princípio educativo do trabalho. Partindo da identificação, em Gramsci, de que o capital se utilizou da combinação de força e persuasão para educar os trabalhadores, desenvolvemos a idéia de que a profissionalização e a precarização que atualmente vêm incidindo sobre o trabalho docente expressam um novo projeto pedagógico de disciplinamento, um novo princípio educativo para o trabalho docente. Consideramos que a profissionalização e a precarização do trabalho docente, que à primeira vista pareciam elementos isolados e excludentes, se expressam como aspectos contraditórios de um mesmo movimento de educação dos educadores para as mudanças ocorridas na sociedade desde o final do século XX.

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

SILVA, M. R. L. da . Um novo princípio educativo para o trabalho docente?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 4, p. 69-82, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/561. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático