O luto em contexto escolar: vivências na primeira pessoa
Palavras-chave:
Educação Holística e Ética, Educação para a Morte, Luto na Adolescência, Luto na EscolaResumo
O presente estudo tem como enfoque o papel da escola no suporte a alunos adolescentes em luto por perda de figura parental. Sendo o luto um processo íntimo e pessoal, caracterizado pela idiossincrasia da nossa identidade, deu-se voz a três alunas em luto por perda de pai, a fim de mobilizar uma lógica interpretativa centrada na dinâmica interna das significações que cada uma delas atribuiu à sua experiência. Quando estudamos processos de luto não podemos ter a pretensão de chegar a uma verdade sobre eles, generalizável a todas as pessoas, mas devemos apenas tentar compreender o significado que cada indivíduo atribui à perda e ao sofrimento, dentro dos contextos em que se move. A metodologia usada foi qualitativa e a recolha de dados foi efetuada por entrevista. Neste artigo apresentaremos os resultados de duas das categorias usadas na análise dos dados: “Reações decorrentes da perda” e “O adolescente enlutado e a escola”. O desempenho escolar das três alunas inquiridas foi afetado, de forma negativa, pelos seus processos de luto, o que nos mostra que o luto deve ser considerado como uma questão com implicações pedagógicas. A escola foi sentida como um espaço hostil e desagradável devido ao excesso de barulho e gente, e também pela falta de um espaço privado onde se pudessem isolar para exprimir as suas emoções. A atuação de Professores e Diretores de Turma5 pautou-se por um padrão de distanciamento e passividade parecendo prevalecer um procedimento ditado apenas pelo senso comum.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.