Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial

Autores

  • Cecilia Ángela Odetti
  • Claudia Beatriz Falicoff

Palavras-chave:

CTS, Formação docente, Nível inicial

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer as opiniões de docentes da formação inicial sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A amostra é composta de cinco docentes do nível inicial do Instituto Superior de Formação de Professores da cidade de Santa Fé, Argentina. Para a coleta de dados se realizaram entrevistas pessoais semi-estruturadas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade em três dimensões: definições de ciência e tecnologia; influência sobre ciência/tecnologia e da influência da ciência/tecnologia sobre a sociedade. Os resultados mostram que há uma tendência para a profissionalização na formação inicial de professores, acompanhada pelas crescentes demandas sociais e políticas. Identifica-se que os docentes entrevistados consideram prioritário na formação de estudantes o ensino de Ciência e Tecnologia (CeT), a articulação de conhecimentos teóricos e práticos e sua integração nas questões que representam a complexidade da realidade e da formação contínua e sua integração em problemáticas que representam a complexidade da realidade e a formação contínua como meio para atender e posicionar em face dos exigências atuais. Os resultados tornam aconselhável para promover programas de formação continuada nesta área e fortalecer a formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-10

Como Citar

ODETTI, C. Ángela; FALICOFF, C. B. Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 137-153, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824. Acesso em: 28 set. 2021.