Diagnóstico do Plano de Ações Articuladas: o perfil da gestão da educação municipal

Autores

  • Ilma de Andrade Barleta

Palavras-chave:

Gestão democrática, Plano de Ações Articuladas, Reforma educacional

Resumo

O objetivo deste texto é analisar os indicadores de gestão educacional presentes no diagnóstico do Plano de Ações Articuladas (PAR), para traçar o perfil da gestão dos municípios amapaenses. O foco central é a dimensão do PAR denominada de Gestão Educacional, área Gestão Democrática: articulação e desenvolvimento dos sistemas de ensino, que apresenta um conjunto de indicadores que sinalizam a possibilidade de construção da gestão democrática. Para tanto, foi realizada revisão da literatura e análise documental do PAR de municípios do Estado do Amapá. A partir disso, podemos dizer que a efetivação da gestão democrática nos sistemas de ensino dos municípios pesquisados ainda é um desafio. Isso porque a educação municipal apresentou no diagnóstico do PAR traços autoritários e centralizadores da gestão, como é o caso da: indicação política para o cargo de Diretor das unidades escolares, falta de atuação do Conselho de Alimentação Escolar, inexistência do Conselho Municipal de Educação, desestimulo à construção do Projeto Político Pedagógico e ausência de Plano Municipal de Educação.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

BARLETA, I. de A. Diagnóstico do Plano de Ações Articuladas: o perfil da gestão da educação municipal. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 20, p. 125-146, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/842. Acesso em: 24 abr. 2024.