A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito

Autores

  • Fátima Maria Nobre Lopes
  • Adauto Lopes da Silva Filho

Palavras-chave:

Alienação, Atividade Produtiva, Ética no trânsito

Resumo

O artigo tem como objetivo delinear a necessidade de uma educação ética para o trânsito. Para tanto, numa ótica marxiana, trata do aspecto alienado da atividade produtiva, destacando os caracteres centrais da ciência moderna e sua influência nos valores que norteiam o agir humano na sociedade contemporânea. A partir dessas considerações demonstramos essa necessidade de uma educação ética para o trânsito evidenciada principalmente diante das mudanças ocorridas no mundo atual que geraram uma alienação generalizada nos complexos sociais, provocando grandes mudanças no comportamento humano, cujo parâmetro de ação tem sido norteado pelos valores que imperam na sociedade consumista, individualista e competitiva. Assim, ocorre a reificação das relações humanas incidindo sobre todas as dimensões da vida dos homens, desde a vida cotidiana até os complexos sociais mais setorizados como é o caso do trânsito. É nesse sentido que o comportamento do condutor de veículos tornou-se cada vez mais agressivo. Porém, estando em convívio social, o indivíduo deve agir de tal modo que os seus princípios individuais e os sociais sejam contemplados interativamente. É a partir dessa máxima que acreditamos numa educação ética para o trânsito que – apesar das contradições do capitalismo – se faz necessária justamente em virtude de tais contradições, pois uma mudança radical no seio da sociedade inicia-se também na vida cotidiana e nos complexos sociais setorizados. No caso do trânsito, a intenção central deve estar voltada para o respeito à vida do próprio condutor de veículos, bem como à vida dos outros.

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Publicado

2016-06-27

Como Citar

NOBRE LOPES, F. M.; DA SILVA FILHO, A. L. A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 297-318, 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/916. Acesso em: 1 mar. 2024.