INTEGRANDO DE FORMA DIALOGICO-PROBLEMATIZADORA AS ARTES NO STEAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13733

Palavras-chave:

STEAM, PBL, EPL

Resumo

A preocupação temática nas últimas décadas de trabalho docente no ensino superior, no âmbito da formação inicial de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tem sido a iniciação à docência investigativa na perspectiva da Educação como Prática da Liberdade (EPL). Como docentes universitários(a)s, nossa prática profissional tem sido colaborativa e mediada por tecnologias criativas educacionais em rede, nas duas últimas décadas com o Moodle. O foco desta se alinha com o movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na interface universidade-escola básica, com problematização segundo PBL (Problem-Based Learning) e conceitual-unificadora (regularidades-transformações e escala-energia). Temos pesquisado ativamente uma metodologia do ensino ancorada no tripé STEAM, PBL e EPL, mediado tecnologicamente pelo bloco CLPMtool e Wiki do Moodle, como estratégia dialógico-problematizadoras no âmbito de uma disciplina complementar de graduação (DCG). Os resultados obtidos, oriundos de pesquisa-ação emancipatória potencializaram a parametrização e sistematização didático-metodológica das atividades de estudo hipermidiática.

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Biografia do Autor

Edgardo Gustavo Fernández, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Engenharia de Produção (UFSM); Instituição em que trabalha (UFSM), RS, Brasil; Grupo de Pesquisa de que faz parte: Educação Científica e Tecnológica Orientada por Pesquisa-Ação e Educação Dialógico-Problematizadora.

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Educação (USP). Instituição em que trabalha (UFSM), RS, Brasil; Grupo de Pesquisa de que faz parte: Educação Científica e Tecnológica, orientada por Pesquisa-Ação e Educação Dialógico-Problematizadora.

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Informática na Educação (UFRGS); Instituição em que trabalha (UFSM), RS, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Grupo de Pesquisa de que faz parte: Educação Científica e Tecnológica Orientada por Pesquisa-Ação e Educação Dialógico-Problematizadora.

José André Peres Angotti, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências/Física - Instituto de Física-IFUSP e Faculdade de Educação - FEUSP (USP); Programa de Pó-Graduação em Educação Científica e Tecnológica  (UFSC); Grupo de Pesquisa de que faz parte: Educação Científica e Tecnológica Orientada por Pesquisa-Ação e Educação Dialógico-Problematizadora.

Márcio Penna Corte Real, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Doutor em Educação (UFSC); Instituição em que trabalha (UFG), GO, Brasil; Pós-Graduação em Educação (UFG).

Wagner Duarte José, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Doutor em Ciências/Física (USP); Instituição em que trabalha (UESB), BA, Brasil; Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (UESB); Grupo de Pesquisa de que faz parte: Educação Científica e Tecnológica Orientada por Pesquisa-Ação e Educação Dialógico-Problematizadora.

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Publicado

2023-12-10

Como Citar

Fernández, E. G., de Bastos, F. da P., Abegg, I., Peres Angotti, J. A., Penna Corte Real, M., & Duarte José, W. (2023). INTEGRANDO DE FORMA DIALOGICO-PROBLEMATIZADORA AS ARTES NO STEAM. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(02), 72-87. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13733