INTEGRANDO DE FORMA DIALOGICO-PROBLEMATIZADORA AS ARTES NO STEAM
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13733Palavras-chave:
STEAM, PBL, EPLResumo
A preocupação temática nas últimas décadas de trabalho docente no ensino superior, no âmbito da formação inicial de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tem sido a iniciação à docência investigativa na perspectiva da Educação como Prática da Liberdade (EPL). Como docentes universitários(a)s, nossa prática profissional tem sido colaborativa e mediada por tecnologias criativas educacionais em rede, nas duas últimas décadas com o Moodle. O foco desta se alinha com o movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na interface universidade-escola básica, com problematização segundo PBL (Problem-Based Learning) e conceitual-unificadora (regularidades-transformações e escala-energia). Temos pesquisado ativamente uma metodologia do ensino ancorada no tripé STEAM, PBL e EPL, mediado tecnologicamente pelo bloco CLPMtool e Wiki do Moodle, como estratégia dialógico-problematizadoras no âmbito de uma disciplina complementar de graduação (DCG). Os resultados obtidos, oriundos de pesquisa-ação emancipatória potencializaram a parametrização e sistematização didático-metodológica das atividades de estudo hipermidiática.
Downloads
Referências
ANGOTTI, J. A. P. Conceitos Unificadores e Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 15, nº 1 a 4, p. 191-198, 1993. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol15a20.pdf >. Acesso em: 04/06/2021.
BAZIN, M. J. Cuica: a brazilian carnival instrument. In: Exploratorium Teacher Activity Series: patterns. São Francisco, USA, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/imagens/BNCC_20dez_site.pdf . Acesso 30 setembro 2019.
BOSCO, J. e BLANC, A. Ronco da Cuica. Rio de Janeiro, 1989. (disponível em https://www.letras.mus.br/joao-bosco/46533/
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming critical: education, knowledge and action research. London: The Falmer Press. 1986. Disponível em https://www.google.com.br/books/edition/Becoming_Critical/g_uNAgAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=CARR,+Wilfred%3B+KEMMIS,+Stephen.+Becoming+critical:+education,+knowledge+and+action+research.+London:+The+Falmer+Press.+1986.&printsec=frontcover
CUCHE, D. A noção da cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5837408/mod_resource/content/2/Educa%C3%A7%C3%A3o%20como%20pr%C3%A1tica%20da%20liberdade.pdf
FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. disponível em http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/acao_cultural_liberdade.pdf
KHINE, M. S. and AREEPATTAMANNIL S. STEAM education: Theory and practice. Springer, Switzerland, 2019.
Kleinschmit, A. J. and others. Accelerating STEM education reform: linked communities of practice promote creation of open educational resources and sustainable professional development. International Journal of STEM Education (2023) 10:16 https://doi.org/10.1186/s40594-023-00405-y
Leung, A. Boundary crossing pedagogy in STEM education. In: International Journal of STEM Education (2020) 7:15. Avaliable in: https://stemeducationjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40594-020-00212-9
Lehman, J. D. , George, M. , Buchanan, P. , & Rush, M. (2006). Preparing Teachers to Use Problem-centered, Inquiry-based Science: Lessons from a Four-Year Professional Development Project. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 1(1).
Available at: https://doi.org/10.7771/1541-5015.1007
MOALLEM, M.,HUNG, W. and DABBAGH, N. The Wiley Handbook of Problem‐Based Learning. John Wiley & Sons, Inc. USA, 2019. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781119173243
Morales, M. P. E., Mercado, F. M., Palisoc, C. P., Palomar, B. C., Avilla, R. A., Sarmiento, C. P., Butron, B. R., & Ayuste, T. O. D. (2021). Teacher professional development program (TPDP) for teacher quality in STEAM education. International Journal of Research in Education and Science (IJRES), 7(1), 188-206. https://doi.org/10.46328/ijres.1439
VIEIRA PINTO, Álvaro. Teoria da cultura. In.: Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p.119-128.
WILLIAMS, R. Cultura. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.