GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?

Autores

  • Laiane Barros dos Santos Menezes Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Faní Quitéria Nascimento Rehem Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2752-689X

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10697

Palavras-chave:

Gênero, Políticas educacionais, Educação Infantil

Resumo

Gênero é uma categoria que abarca idealizações que foram construídas e desenvolvidas na sociedade a partir um determinado espaço e período, também pode ser entendida por problematizações das diversas ações que organiza a vida dos indivíduos no mundo. Neste trabalho gênero se sustenta como um princípio que é sistemático e complexo, sua compreensão é histórica. Trata-se de um recorte de um trabalho de monografia, uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Teve como objetivo analisar a existência da discussão política educacional sobre gênero na Educação Infantil nos principais documentos nacionais de Educação. Os referenciais que se destacam nesse trabalho são: Vianna, Louro (1997), Hooks (2019). Nesse sentido, compor estudos acadêmicos sobre gênero assinala um propósito de resistência diante das diversas ameaças conservadoras que vêm sendo postas em nosso país. Todo o percurso encaminhou-se para levantar algumas questões sobre como tem se desenvolvido o debate de gênero nas políticas educacionais no viés da infância, a fim também de colaborar com os diversos estudos já existentes no campo educacional.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Menezes, L. B. dos S., & Rehem, F. Q. N. (2022). GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 11(01), 147-163. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10697

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo