UMA PROVOCAÇÃO À SOCIOLOGIA FRENTE À BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12570Palavras-chave:
Sociologia do desenvolvimento, BNCC, Interdisciplinaridade, Capital social e neoevolucionismoResumo
Este ensaio é uma crítica à Sociologia contemporânea no Brasil. O ponto de partida é uma revisão de manuais do ensino médio que permite transparecer uma antítese oculta entre preocupações com a distribuição das riquezas e a desigualdade social versus o desinteresse pelas causas da produção econômica e do desenvolvimento. Sugerindo atenção a estes fatores, advogamos pela reinserção da Sociologia do desenvolvimento, passando por temas correspondentes, como o evolucionismo, o capital social, a economia e o método interdisciplinar como facilitador. Nessa perspectiva de justificação da renovação sociológica, correlacionamos tais preocupações com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que é o documento norteador da Educação brasileira a partir de 2018.
Downloads
Referências
ARAUJO, S. M. de; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia: volume único, ensino médio. São Paulo, Sipione, 2013.
BIRKNER, W. M. K.; BARBOSA, A. C. A.; KONELL. V. Capital social e interdisciplinaridade. Maiêutica, v. 6, pp. 97-113, 2020.
BIRKNER, W. M. K. e BAZZANELLA, S. L. Evolucionismo e interdisciplinaridade na sociologia brasileira: onde está o desenvolvimento regional? In Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional da FURB. Blumenau, 7 (3), pp. 05-26, 2019.
BIRKNER, W. M. K. e BAZZANELLA, S. L. Introdução a uma Sociologia da Produtividade. In Desenvolvimento em Questão, v. 16, p. 42-68, 2018.
BIRKNER, W. M. K. O capital no século XXI: (resenha). Revista de Desenvolvimento em Questão da Unijuí. Vol. 13, n. 32, pp 334-43, 2015.
BIRKNER, W. M. K. A imaginação econômica. In: Revista Húmus, v. 08, p. 92-102, 2013.
BIRKNER, W. M. K.; BAZZANELLA, S. L. Antropologia do desenvolvimento: relações entre cultura, política e economia. DRd, v. 03, p. 27-51, 2013.
BIRKNER, W. M. K. Capital social em Santa Catarina: o caso dos fóruns de desenvolvimento regional. Blumenau, Furb, 2006.
BOEIRA, S. L.; BORBA, J. Os fundamentos teóricos do capital social (resenha). In: Ambiente & Sociedade, vol. 9, n. 01, Campinas-SP, Jan/jun. 2006.
BOMENI, Helena; MEDEIROS, Bianca Freire et al. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo, Editora do Brasil, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica Coordenação-Geral de Temas Transversais da Educação Básica e Integral Coordenação-Geral de Inovação e Integração com o Trabalho. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília – DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, Ministério da Educação, 2ª revisão, 2016.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD-2015: sociologia: ensino médio. Brasília, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2014.
CALEGARI, Celso. Entrevista por Fernando Cássio. In FEPESP – Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28/02/2023. Disponível em:
DALGALARRONDO, Paulo. Natureza e Cultura na Definição e Delimitação do Humano: Debates e disputas entre antropologia e biologia. Tese de doutorado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas-SP, 2013.
FRANCO, A. Democracia cooperativa: uma introdução ao pensamento político de John Dewey. In: DAGOBAH, Inteligência Democrática, 22/09/2017. Disponível em: http://dagobah.com.br/democracia-cooperativa-uma-introducao-ao-pensamento-politico-de-john-dewey/. Acesso em 31/03/2020.
GOMES, Mércio P. O Brasil inevitável: ética, mestiçagem e borogodó. Rio de Janeiro-RJ, Topbooks, 2019.
GRABOSKI, Gabriel. BNCC esvazia e prejudica o ensino médio. Extra classe. Por Gilson Camargo / Publicado em 10 de dezembro de 2018. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/educacao/2018/12/reforma-altera-a-estrutura-do-ensino-medio/. Acesso em 24/02/2023.
GRANOVETTER, Mark. Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão. In MARTES, Ana Cristina Braga (org.). Redes e sociologia econômica. São Carlos – SP, EdUfscar, 2014.
HARRISON, L. & HUNTINGTON, S. A cultura importa. Rio/São Paulo, Record, 2002.
HERMET, G. Cultura e desenvolvimento. Petrópolis, Vozes, 2002.
KROPOTKIN, P. Ajuda Mútua: um fator de evolução. São Sebastião: A Senhora Editora, 2009.
LACERDA, A. L. R. Abordagens biossociais na sociologia: biossociologia ou sociologia evolucionista? In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol.24, n.70, São Paulo, junho 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69092009000200010. Acesso em 14/04/2020.
LÉVESQUE, Benoit. Contribuição da nova sociologia econômica para repensar a economia no sentido do desenvolvimento sustentável. In MARTES, Ana Cristina Braga (org.). Redes e sociologia econômica. São Carlos – SP, EdUfscar, 2014.
LOPREATO, Joseph. Crisis in sociology: the need for Darwin. Joseph Lopreato and Timothy Crippen. Published 2017 by Routledge 2 Park Square, Milton Park, Abingdon, Oxon OX 14 4RN
Third Avenue, New York, NY 10017, USA. 2017.
MACHADO, I. J. de R.; AMORIM, H.; BARROS, C. R. Sociologia hoje. Vol. Único, São Paulo, Ática, 2013.
MACLAUGHLIN, Paul. Environmental sociology and the second darwinian revolution. In: This Wew of Life. August 24, 2016. Disponível em https://thisviewoflife.com/environmental-sociology-and-the-second-darwinian-revolution/. Acesso em 23/11/2022.
MARTES, Ana Cristina Braga (org.). Redes e sociologia econômica. São Carlos – SP, EdUfscar, 2014.
MARTINELLI, Alberto. O contexto do empreendedorismo. In MARTES, Ana Cristina Braga (org.). Redes e sociologia econômica. São Carlos – SP, EdUfscar, 2014.
MARTINS, José de S. Os sociólogos distraídos e a invasão da ideologia nas ciências sociais. Entrevista com José de Souza Martins (concedida a Patrícia Fachin). Instituto Humanitas Unisinos. 24/02/2020. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/159-entrevistas/592388-os-sociologos-distraidos-e-a-invasao-ideologica-nas-ciencias-sociais-entrevista-especial-com-jose-de-souza-martins. Acesso em 01/07/2022.
MENDES, Marcos. Por que o Brasil cresce pouco? Desigualdade, democracia e baixo crescimento no país do futuro. Rio de Janeiro – RJ, Elsevier, 2014.
OECD (2010). Social Capital, Human Capital and Health: What is the Evidence? Disponível em: https://www.oecd.org/innovation/research/45760738.pdf.
OLIVEIRA. L.F.; COSTA, R. C. R. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milênio, 2007.
PUTNAM, Robert D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. São Paulo, FGV, 1996.
SCHMITZ, E.F. O pragmatismo de Dewey na educação: esboço de uma filosofia da educação. Rio, Livros Técnicos e Científicos, 1980.
SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo, Moderna, 2013.
SWEDBERG, Richard. A sociologia econômica do capitalismo: uma introdução e agenda de pesquisa. In MARTES, Ana Cristina Braga (org.). Redes e sociologia econômica. São Carlos – SP, EdUfscar, 2014.
SWEDBERG, Richard. Sociologia econômica: hoje e amanhã. In Revista Tempo Social, 16 (2), novembro de 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/dvSxLM8hKX5dKCQzK6xtQbq/?lang=pt. Acesso em 20/05/2022.
SZTOMPKA, P. A sociologia da mudança social; tradução Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
TOMAZZI, N. D. Sociologia para o ensino médio, vol. único. 3 ed. São Paulo. Saraiva, 2013.
TURNER, Jonatan H. and MACHALECK, Richard S. Evolutionary Sociology: recent and revitalized theoretical and methodological approaches. New York – NY, Routledge, by Jonathan H. Turner and Richard S. Machalek (2018).
UNESCO. O desenvolvimento social inclusivo no Brasil. Brasília, sem data. https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/social-inclusive-development. Acesso em 02/09/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.