Alfabetização científica e uso de tecnologias digitais no ensino de ciências: um estudo de caso na perspectiva da educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14554

Palavras-chave:

Alfabetização Científica. Educação Especial. Tecnologias digitais.

Resumo

A alfabetização científica é uma estratégia de ensino que tem como objetivo auxiliar os alunos na compreensão do mundo ao seu redor, tal como torná-los cidadãos críticos. Deste modo, faz-se necessário adotar aspectos da alfabetização científica em todas as etapas do processo de escolarização e, ainda mais, adotá-la no contexto inclusivo. Assim, o objetivo deste trabalho é compartilhar os resultados obtidos em uma investigação desenvolvida com um aluno da Educação Especial com Transtorno do Espectro Autista, no contexto de uma sequência didática interdisciplinar, guiada, principalmente, pelo uso da tecnologia para fins de produção de material de divulgação científica. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico Sasseron e Carvalho (2011), e com este trabalho configurando-se como um estudo de caso. Destaca-se ainda, que os resultados obtidos promoveram uma reflexão sobre o benefício do uso de sequências didáticas capazes de minimizar dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência, oportunizando trabalhar os conteúdos a padrões de interesse do aluno.

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Biografia do Autor

João Pedro Mardegan Ribeiro, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, São Carlos, São Paulo, Brasil

Doutorando em Educação para a Ciência (UNESP). Graduado em Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Física, Química e Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC/SP), atualmente alocado na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, na cidade de São Carlos - SP.

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Publicado

2024-06-16

Como Citar

Mardegan Ribeiro, J. P. . (2024). Alfabetização científica e uso de tecnologias digitais no ensino de ciências: um estudo de caso na perspectiva da educação especial. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 13(01), 334-349. https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14554