Os intelectuais orgânicos Jarbas Passarinho e Valnir Chagas e a reforma educacional da ditadura civil-militar brasileira (Lei 5.692/1971): memória e políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14794

Palavras-chave:

Intelectuais, Reformas Educacionais, Memória

Resumo

Neste texto, apresentamos dados das nossas pesquisas em Objetiva-se apresentar o pensamento educacional de dois intelectuais orgânicos da ditadura militar brasileira – Jarbas Passarinho e Valnir Chagas – principais ideólogos da reforma de 1º e 2º graus (Lei 5.692/197) que estabeleceu uma concepção pedagógica autoritária e produtivista na relação entre educação e o mundo do trabalho; um pensamento que persiste na política educacional brasileira, no qual se observa uma cristalização da noção de que o acesso e a distribuição dos conhecimentos precisam estar associados à trajetória societária dos/as estudantes. Uma divisão social com finalidade de manter as desigualdades, condicionada pela estrutura de classe da educação. Recompor esse passado hoje tem relevância, inclusive, pelas reformas em andamento no Brasil, em especial, a estabelecida pela Lei 13.145/2017 do Novo Ensino Médio (NEM), que reitera práticas autoritárias e nega o pleno direito à educação básica. Utilizando como fontes pronunciamentos, entrevistas, projetos e publicações desses intelectuais, interpretamos os dados numa perspectiva dialética da História e a partir dos fundamentos do campo de estudos da memória social e coletiva (HALBWACHS, 2006) para demonstrar as contradições existentes nos argumentos de “melhoria da educação” prometida nas reformas.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Mendes, Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Pesquisa políticas educacionais voltadas para o Ensino Médio, especialmente em articulação com o Ensino de História, mobilizando o campo da Memória para o estudo da História da Educação. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVIII, em Eunápolis, com atuação nos componentes curriculares na área de Estágio Supervisionado e Laboratório do Ensino de História. Coordenou o subprojeto PIBID em 2015-2016 e 2018-2019. É membro do Grupo de Pesquisa em História e Memória das Políticas Educacionais e Trajetórias sócio-geracionais do Museu pedagógico/(GHEMPE/UESB. Filiada das Asssociação Nacional de História/Sessão Bahia e da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH). Formada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com mestrado em Cultura e Turismo pela mesma universidade e especializações na área de educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e UESC.

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Publicado

2024-06-16

Como Citar

Mendes, S. R. (2024). Os intelectuais orgânicos Jarbas Passarinho e Valnir Chagas e a reforma educacional da ditadura civil-militar brasileira (Lei 5.692/1971): memória e políticas educacionais. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 13(01), 213-229. https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14794