FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA INTERCULTURAL INDÍGENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v1i02.7767

Palavras-chave:

Formação de Professores, Currículo, Resistência, interculturalidade

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de formação de professores indígenas, tomando como referência o Currículo do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena, da Universidade do Estado do Amazonas, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor). O curso foi construído num árduo processo dialético, que envolveu a população indígena local, os movimentos sociais, as instituições de ensino, além da participação efetiva dos intelectuais e pesquisadores dessa temática. Foram vários momentos de intensas conversas, discussão e socialização, visando à construção do Projeto do Curso e, consequentemente, do currículo, as quais aconteceram por meio de assembleias com os professores indígenas dos povos Kanamari, Marubo, Matis e Matsés, nos anos de 2014, 2015 e 2016, bem como a partir das discussões entre as diferentes instituições parceiras: Fundação Nacional do índio (Funai), Secretaria Municipal de Educação (Semed) Atalaia do Norte e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A metodologia utilizada foi a análise documental, na perspectiva qualitativa, que visou historicizar e refletir sobre o processo de construção do currículo do curso.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

de Souza, A. S. D., Bettiol, C. A., & Mubarac Sobrinho, R. S. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA INTERCULTURAL INDÍGENA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 9(02), 17-36. https://doi.org/10.22481/rbba.v1i02.7767