ABORDAGENS TERMODINÂMICAS: UMA ANÁLISE DAS LEIS E DOS PRINCIPAIS CONCEITOS EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v1i02.7800

Palavras-chave:

Termodinâmica, Leis, Princípios, Livros Didáticos

Resumo

O estudo e o entendimento da termodinâmica exige um criterioso processo de assimilação de leis e um conjunto bem estruturado de conceitos teóricos. Ao longo desse trabalho, vamos apresentar uma explanação dos principais conceitos envolvidos no estudo dessa ciência. Além disso, será exposto uma descrição de cada uma das quatro leis da termodinâmica firmando-se em conceitos fundamentais. Visamos, assim, uma análise das Leis e dos principais conceitos da Termodinâmica em livros didáticos com comentários críticos e descrições pertinentes a respeito de tais, apresentando ao longo do trabalho, os nossos próprios posicionamentos e conceitos a respeito delas, apresentando uma contextualização própria dessas Leis. Pôde-se constatar que pelos livros consultados, as quatro leis da Termodinâmica são fracamente abordadas de forma que seja possível entendê-las claramente, fazendo mero tratamento matemático das equações a elas relacionadas. Neste trabalho, buscou-se apresentar uma contextualização das quatro Leis da Termodinâmica, assim como a definição dos termos a elas associados, de forma clara, balizados, com base nas referências consultadas e apresentando um posicionamento conceitual a essas leis de forma que fosse possível dar um entendimento maior a elas.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Takiya, C., Guimarães, G. F., Santana, I. L., & Lemos, L. S. (2020). ABORDAGENS TERMODINÂMICAS: UMA ANÁLISE DAS LEIS E DOS PRINCIPAIS CONCEITOS EM LIVROS DIDÁTICOS. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 9(02), 292-316. https://doi.org/10.22481/rbba.v1i02.7800