HISTÓRIA DA QUÍMICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DO CONTEÚDO NOS PNLDs DE 2015 E 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9713

Palavras-chave:

História da Química, Ensino de Química, Livro didático, PNLD, Martha Reis

Resumo

Pesquisas evidencia que as reformas curriculares que estão acontecendo na educação brasileira deixam o ensino empobrecido, consequentemente os livros didáticos. Diante disso, o presente artigo tem o objetivo de analisar como o conteúdo de História da Química tem sido abordado nas versões e um e dois, do livro didático Química, da autora Martha Reis, que fizeram parte do PNLD dos anos de 2015 e 2018. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, para ver o que outros pesquisadores da área tem argumentado sobre a importância da HQ no ensino de Química, um estudo documental analisando o que os PCNs, a BNCC e o PNLD têm falado sobre a HQ, e por fim, uma análise das duas versões dos livros didáticos descritos anteriormente. Observou-se que de uma edição para outra, os livros sofreram algumas alterações, principalmente nos volumes dois e três. Por essa razão, sugestiona-se que sejam realizados mais estudos nessa área, analisando sobretudo outros livros didáticos de química.

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Biografia do Autor

Caroline de Goes Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Maracanaú, Ceará, Brasil

Doutora e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Técnica em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET/CE. Atualmente, exerço o cargo de professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Maracanaú (40 h/ DE), professora e coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico) e docente do Doutorado em Ensino (Rede Nordeste - RENOEN). No campo da pesquisa, desenvolvo trabalhos na área de produtos naturais, nanotecnologia, ensino de Química através da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e aprendizagem significativa.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Santos Flho, A. de P. A. dos, Barroso, M. C. da S., & de Goes Sampaio, C. (2021). HISTÓRIA DA QUÍMICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DO CONTEÚDO NOS PNLDs DE 2015 E 2018. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(02), 347-364. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9713