HISTÓRIA DA QUÍMICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DO CONTEÚDO NOS PNLDs DE 2015 E 2018
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9713Palavras-chave:
História da Química, Ensino de Química, Livro didático, PNLD, Martha ReisResumo
Pesquisas evidencia que as reformas curriculares que estão acontecendo na educação brasileira deixam o ensino empobrecido, consequentemente os livros didáticos. Diante disso, o presente artigo tem o objetivo de analisar como o conteúdo de História da Química tem sido abordado nas versões e um e dois, do livro didático Química, da autora Martha Reis, que fizeram parte do PNLD dos anos de 2015 e 2018. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, para ver o que outros pesquisadores da área tem argumentado sobre a importância da HQ no ensino de Química, um estudo documental analisando o que os PCNs, a BNCC e o PNLD têm falado sobre a HQ, e por fim, uma análise das duas versões dos livros didáticos descritos anteriormente. Observou-se que de uma edição para outra, os livros sofreram algumas alterações, principalmente nos volumes dois e três. Por essa razão, sugestiona-se que sejam realizados mais estudos nessa área, analisando sobretudo outros livros didáticos de química.
Downloads
Referências
BELTRAN, Maria Helena Roxo. História da Química e Ensino : estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares. Abakós, vol. 1, no. 2, p. 67–77, 2013.
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: química: ensino médio. Brasília: MEC/ SEB, 2014. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/phocadownload/programas/Livro_Didatico_PNLD/Guias/PNLD_2015/pnld_2015_quimica.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: química: ensino médio. Brasília: MEC/ SEB, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/ SEMT, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf
ECHEVERRIA, A; MELLO, I. R.; GAUCHE, R. O Programa Nacional do Livro Didático de Química no contexto da educação brasileira. In: ROSA, M. I. P.; ROSSI, A. V. (org.). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. 2. ed. Campinas, SP: Editora Átomo, 2012. p. 63-83.
ESPIR, Iago Ferreira; EPOGLOU, Alexandra; MARQUES, Deividi Marcio. O Uso da História da Química no Ensino de Química: A Visão de Licenciandos em Química. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, vol. 20, p. 657–671, 2019. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp657-671
FEITOSA, Raphael Alves. Uma revisão sistemática da literatura sobre pesquisas na interface ciência e arte. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e007, 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/987/448
FONSECA, Martha Reis Marque da. Química. 1. ed. São Paulo: Ática, 2013. 3v.
FONSECA, Martha Reis Marque da. Química. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. 3v.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PIRES, Romulo De Oliveira; ABREU, Thais Costa De; MESSEDER, Jorge Cardoso. Proposta de ensino de química com uma abordagem contextualizada através da história da ciência. Ciência em Tela, vol. 3, no. 1, p. 1–10, 2010.
REIS, André Silva; BRITO SILVA, Maria Dulcimar; BUZA, Ruth Gabriel Canga. O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 5, p. 1-12, 2012.
ROCHA, Edimarcio Francisco; MELLO, Irene Cristina. A Política do PNLD sob a Ótica de Grupos Econômicos: em Foco, a Produção de Livros Didáticos Digitais de Química. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, v. 1, n. 1, p. e012002-e012002, 2020.
ROSA, D. L.; AMARAL, A. M.; MENDES, A. N.F. História Da Química Na Educação Básica : Uma Investigação Nos Livros Didáticos. Revista Conhecimento Online, vol. 1, no. 8, p. 57–67, 2016.
RUSSO, Ana Lúcia Rodrigues Gama; RÒÇAS, Giselle. Analisando as dissertações e teses da área de ensino na perspectiva da história e da filosofia da ciência no ensino de química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 157-180, 2019.
SANTOS FILHO, Antônio de Pádua Arruda dos; BARROSO, Maria Cleide da Silva; SAMPAIO, Caroline de Goes. História da educação no Brasil: da Constituição Federativa de 1988 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Research, Society and Development, vol. 10, no. 3, p. e53910313667, 2021. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13667.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, Erman Naum; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. A história da ciência nos livros didáticos de física. Revista Tecnologia e Tendências, v. 8, n. 1, p. 9-20, 2009. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistatecnologiaetendencias/article/view/1443.
SILVA, Nathânia Oliveira; XAVIER, Maria Jaqueline de Miranda Souza; SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. História da química uma proposta de ensino nos livros didáticos. Scientia Naturalis, v. 1, n. 1, 2019.
VIDAL, Paulo Henrique Oliveira; PORTO, Paulo Alves. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. Ciência & Educação (Bauru), vol. 18, no. 2, p. 291–308, 2012. https://doi.org/10.1590/s1516-73132012000200004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.